História, perguntado por gitsumita21, 10 meses atrás

(Mack-SP) Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadros condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul o ministro cubano e líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara. Esse gesto do presidente deve ser interpretado como:

Soluções para a tarefa

Respondido por kethlinmello
55

Resposta:

a) uma tentativa, de cunho demagógico, de apresentar a política externa brasileira como “independente”, ou seja, livre do alinhamento forçado a um dos dois blocos de poder da Guerra Fria.

Explicação:

Respondido por WiallaFarias
3

A entrega da Ordem do Cruzeiro do Sul ao líder revolucionário Che Guevara pelo Presidente Jânio Quadros, pode ser interpretada como uma tentativa, de cunho demagógico, de apresentar ao restante do mundo a política brasileira como livre do alinhamento a um dos dois blocos da Guerra Fria. Assim, a alternativa correta é a letra A.

Quem foi Ernesto "Che" Guevara?

Argentino de nascimento Ernesto de la Serna ficou mais conhecido como Che Guevara ao liderar o movimento socialista na América Latina e a Revolução Cubana.

Che Guevara assumiu cargos importantes no governo de Cuba e participou de lutas revolucionárias no Congo e na Bolívia.

A questão completa:

a)uma tentativa, de cunho demagógico, de apresentar a política externa brasileira como “independente”, ou seja, livre do alinhamento forçado a um dos dois blocos de poder da Guerra Fria.

b) um recurso para forçar os EUA, através da diplomacia brasileira, a reconhecer a legitimidade da Revolução Cubana e abandonar seus propósitos de invasão da ilha caribenha.

c) uma medida para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países a fim de propiciar um maior intercâmbio cultural e científico, visto que Cuba, após a Revolução, se havia desenvolvido notavelmente em áreas como saúde pública e educação.

d) uma atitude do executivo federal para fortalecer sua ligação com os partidos políticos de esquerda, que haviam constituído a base partidária da vitória na eleição presidencial daquele ano.

e) uma manifestação da simpatia que Jânio Quadros sempre tivera pelo comunismo revolucionário na América Latina, e que, então como presidente, podia transformar em orientação de sua política externa.

Confira mais informações sobre Che Guevara aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/9620648

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes