(Mack-SP) A primeira arte a surgir no Brasil pós-descobrimento foi a arquitetura, sendo os fortes militares e as igrejas os tipos mais comuns de edificações. Se os primeiros visavam salvaguardar as populações litorâneas e combater a pirataria estrangeira, as construções religiosas, edificadas durante muito tempo pedra por pedra enviada de Portugal, e apenas montadas no Brasil por arquitetos locais, cumpriam dois importantes papéis. Nos séculos XVI e XVII, além da preocupação das autoridades portuguesas em ensinar o modelo civilizatório europeu aos indígenas, a construção de igrejas, seguindo o modelo metropolitano, servia:
Soluções para a tarefa
À manutenção da memória dos europeus emigrados para que, no espaço físico dessas igrejas, não se esquecessem de sua própria cultura, já que muitos haviam se acostumado com os hábitos locais.
A construção de igrejas no período colonial brasileiro, seguindo o modelo metropolitano, servia para criar uma atmosfera familiar similar a encontrada pelos lusitanos em sua terra natal.
Sabe-se que o eurocentrismo levou os europeus a imporem seus costumes, crenças e tradições aos povos colonizados por ele, e logicamente, quaisquer obras empreendidas tinham por finalidade primária realçar essa relação de superioridade vivenciada entre colonizados e colonizadores.
Porém, as igrejas católicas mais que cenários de catequização, serviram para manter viva a memória afetiva dos portugueses quanto aos ritos religiosos tradicionais encontrados em seu país.
E isso não se concretizava apenas no ato da celebração. Como vemos, havia até mesmo um trajeto especial das pedras que ergueriam os templos religiosos.
Este link será útil:
https://brainly.com.br/tarefa/32237452
Bons estudos!