Biologia, perguntado por DarioBenedetto, 7 meses atrás

(Mack-2005 - adaptada) A cor preta dos pêlos em porquinhos-da Índia é condicionada por um gene dominante em relação ao gene que condiciona pêlos brancos. Uma fêmea preta que já tinha tido filhotes brancos é cruzada com um macho branco. Sabendo disto, responda:

a) Qual a probabilidade de nascer um filhote de pelagem branca é de 0, 1/4, 1/2, 3/4 ou 1? Demonstre seu raciocínio.

b) E de nascer um filhote de pelagem branca, que obrigatoriamente seja uma fêmea? (dica: A probabilidade de ser fêmea, assim como de ser macho é de 50% pois dependem se o indíviduo herdará o cromossomo x ou o cromossomo y do pai.)

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
2

a) A chance dessa fêmea com pelagem preta com um macho de pelagem branca gerar um filhote de pelagem branca é de \frac{1}{2}.

Sabendo que a pelagem preta é condicionada por um gene dominante, que iremos chamar de A, podemos inferir que um porquinho da índia pode ter os seguintes genótipos e seus fenótipos correspondentes:

  • Pelagem preta = AA ou Aa
  • Pelagem branca = aa

Desse modo, como essa fêmea já gerou filhotes com pêlos brancos, significa que ela possui pelo menos um alelo recessivo, fazendo com que ela tenha genótipo Aa. Agora, basta fazer o cruzamento entre ela e um macho com pelagem branca (aa):

    A      a

a   Aa    aa

a   Aa    aa

De acordo com o quadro de punet acima, vemos que metade serão indivíduos com pelagem preta (Aa) e metade com pelagem branca (aa). Significa dizer que a probabilidade de nascer um filhote com pelagem branca é de 1/2.

b) A probabilidade de nascer um filhote com pelagem branca do sexo feminino é de 25% ou \frac{1}{4}.

Para resolver isso, basta que multipliquemos a probabilidade de ser fêmea (50% ou 1/2) com a probabilidade de nascer com pêlos brancos (50% ou 1/2):

\frac{1}{2} *\frac{1}{2} =\frac{1}{4}

Portanto, a chance de nascer fêmea com pelagem branca é de 1/4 ou 25%.

Perguntas interessantes