História, perguntado por maluhaguiar0821, 11 meses atrás

(Mack-2005) (...) a massa popular é assimilável, por natureza, a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e em seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Platão (428 — 348 a C) Na pólis, cidades-estado gregas, o que era de interesse particular converteu-se em interesse público e, como tal, tornou-se objeto de debates. A respeito desse tipo de governo, assinale a alternativa correta.

a. O racionalismo grego foi responsável pelo surgimento da noção de individualismo, segundo o qual o ser humano e as ideias por ele defendidas seriam mais importantes do que as coletivas.

b. Com o declínio de um governo aristocrático, uma nova concepção de igualdade passou a funcionar como princípio regu-lador da vida pública, na qual todos cidadãos, sem exceção, estavam nivelados perante a lei.

c. Com a gradual mudança para um governo no qual o indivíduo estaria sob a autoridade das leis, ocorreram revoltas, pois não foram levadas em consideração as diferenças naturais exis-tentes entre os homens.

d. A submissão do indivíduo a normas, fossem elas jurídicas ou morais, acabou por gerar nos cidadãos um sentimento de in-justiça, pois alguns se consideravam mais leais à cidade do que outros.

e. Platão definiu o homem como “um animal político” e defendeu a inserção de todos na discussão dos assuntos da cidade mas, para ele, a autonomia plena só seria alcançada se o in-divíduo não se comprometesse com a política.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabi2128
13

Resposta:

B-  Com o declínio de um governo aristocrático, uma nova concepção de igualdade passou a funcionar como princípio regulador da vida pública, na qual todos cidadãos, sem exceção, estavam nivelados perante a lei.

Respondido por marisonhando13
2

Resposta:

Letra B) com o declínio de um governo aristocrático

Explicação:

Perguntas interessantes