ma técnica usada para medir a largura em certo trecho de um rio é representada na figura abaixo. Um observador A, em um dos lados do leito do rio, permanece em repouso e acompanha o movimento do colega que se encontra inicialmente na posição B e se desloca, paralelamente ao rio, uma distância d até o ponto C. O observador A mede o ângulo indicado na figura.
Sabendo que o triângulo da figura é retângulo e considerando que o observador conhece, além da medida do ângulo, também a distância d, podemos afirmar sobre a medida da largura do rio que:
a razão trigonométrica cosseno permite a estimativa da largura. a razão trigonométrica seno permite a estimativa da largura.
a razão trigonométrica tangente permite a estimativa da largura. com esses dados não podemos estimar a largura do rio.
o Teorema de Pitágoras permite a estimativa da largura.
Anexos:
guilherme19261515:
tbm preciso mn
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
questão 1- letra C
Explicação passo a passo:
ESPERO TER AJUDADO
Respondido por
0
A alternativa que responde corretamente essa questão é a letra c), pois a razão trigonométrica tangente permite a estimativa da largura nesse caso apresentado.
Para a realização dessa questão sabemos que há um observador em A que observa o deslocamento de B até C. Dessa maneira, ele consegue medir o ângulo indicado, além de saber qual foi a distância d.
A partir disso, pode ser utilizada a fórmula da tangente desse ângulo:
tgθ = cateto oposto / cateto adjacente
Dessa forma, sabendo o valor de duas incógnitas, é possível calcular a que está faltando.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20622711
Anexos:
Perguntas interessantes