Filosofia, perguntado por fernando9861, 10 meses atrás

m relação às doenças de trabalho, como todos são seres humanos, não estão imunes ao surgimento de outras doenças, que sequer podem ter origem ou contribuição do trabalho. O legislador brasileiro busca identificar os riscos existentes no meio ambiente de trabalho, de modo que o trabalhador tenha o direito de exercer a atividade laborativa de forma digna. Entretanto, dependendo da gravidade da doença, o trabalhador pode ter que se ausentar das atividades laborativas. Para comprovar o estado de enfermidade e não ter o dia ou os dias de ausência ao trabalho computados como faltas, o trabalhador tem de apresentar atestado médico. BAÍA, Júlio César de Paula Guimarães. Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

Soluções para a tarefa

Respondido por enfermeiravanete
46

Resposta Correta:

I e IV.

Corrigida pelo AVA

Respondido por evertonamaroferreira
14

Resposta: Essa questão necessita de um complemento :

Em relação às doenças de trabalho, como todos são seres humanos, não estão imunes ao surgimento de outras doenças, que sequer podem ter origem ou contribuição do trabalho. O legislador brasileiro busca identificar os riscos existentes no meio ambiente de trabalho, de modo que o trabalhador tenha o direito de exercer a atividade laborativa de forma digna. Entretanto, dependendo da gravidade da doença, o trabalhador pode ter que se ausentar das atividades laborativas. Para comprovar o estado de enfermidade e não ter o dia ou os dias de ausência ao trabalho computados como faltas, o trabalhador tem de apresentar atestado médico.

BAÍA, Júlio César de Paula Guimarães. Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

 Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 I – Na hipótese de o atestado ter sido de fato emitido por médico, mas seu conteúdo não corresponder à realidade clínica do trabalhador, o médico poderá sofrer sanções de seu órgão de classe, além de ser alvo de investigação policial.

II – O Conselho Federal de Medicina, que regula a profissão, determina a proibição de aceite de atestado médico emitido por particular, que a princípio ele tem presunção de veracidade, mas não pode ser desconstituído caso suspeitem da falsidade do documento.

III – Na hipótese de o atestado ter sido de fato emitido por médico, mas seu conteúdo não corresponder à realidade clínica do trabalhador, o empregado poderá sofrer sanções de seu órgão de classe, além de ser alvo de investigação policial.

IV – O Conselho Federal de Medicina, que regula a profissão, determina a aceitação de atestado médico emitido por particular. A princípio ele tem presunção de veracidade, o que pode ser desconstituído caso se prove a falsidade do documento.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a.  I e II.

b.  I, III e IV.

c.  I e IV. Correto

d.  II, III e IV.

e.  I, II e III.

Explicação:

I e IV Correto

Corrigida pelo AVA.

Perguntas interessantes