M.R.S., 5 anos de idade, utilizando vários medicamentos, apresentou uma reação anafilática como resultado de uma picada de abelha. No PS, foi determinada a administração de adrenalina 0,3 mg, em água estéril por via subcutânea. Entretanto, por um lapso, a adrenalina foi administrada por via intravenosa, resultando em um perigoso aumento da pressão arterial (180/125 mmHg) e da frequência cardíaca. A criança estava muito assustada, tensa, apresentando tremores nas mãos, pele fria e dificuldades respiratórias. Foi administrado imediatamente nitroprussiato de sódio por infusão contínua (0,5 mKg/min), assim como propranolol por infusão endovenosa lenta numa concentração de 1,0 mg/min. Houve cuidadosa monitorização da pressão arterial e da função cardíaca com intervenção quando necessária, e atropina para uso ocasional. A hipertensão e a taquicardia foram sucessivamente controladas, as condições da criança se tornaram estáveis em algumas horas e, então, ela estava pronta para voltar para casa. O médico da família sugeriu que os pais da criança tivessem sempre um kit contendo adrenalina SC e orientou para que o usassem em caso de ataque subsequente. a) Por que a adrenalina é indicada no choque anafilático? (Valor: 1,0 ponto) b) Qual é a justificativa para o uso do propranolol na condição acima? (Valor: 1,0 ponto) c) Por que a atropina pode ser necessária no caso em questão?
Soluções para a tarefa
Considerando o caso descrito na questão, podemos responder da seguinte forma: a) a adrenalina foi administrada para inibir o choque anafilático; b) o propranolol foi administrado para normalizar os sintomas cardíacos do paciente; c) a atropina foi utilizada para normalizar as ocasionais arritmias cardíacas.
Choque anafilático
Para responder conforme descrito acima, devemos analisar cada item da pergunta:
a) A criança apresentou quadro de choque anafilático por ser alérgica ao veneno de abelha. Caso essa situação ocorresse de novo, seria necessária uma ação imediata com injeção de adrenalina.
A adrenalina é encontrada naturalmente no organismo, sendo produzida pela glândula adrenal e liberada em situações de estresse. Esse hormônio atua no coração, no músculo esquelético, nas células de gordura e nas células hepáticas, além de constringir os vasos sanguíneos. Essa última característica é que auxilia no alívio do choque anafilático, por diminuir a passagem de células do sistema imune, logo diminuir a quantidade de histamina no sangue.
b) O propranolol é um medicamento utilizado para o controle de arritmias cardíacas e hipertensão. Como o paciente apresentou esses sintomas devido a administração errada da adrenalina, foi necessário o uso do propranolol com o intuído de normalizar os problemas.
c) A atropina também é uma substância que auxilia no controle da arritmia cardíaca, se utilizada nas concentrações e frequência corretas. Ela pode ser administrada por via subcutânea, intravenosa ou intramuscular.
Para saber mais cobre choque anafilático, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/35314259
#SPJ9
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,.,,,,,,,,