Saúde, perguntado por danielicoelho1, 10 meses atrás

M.L.B, 5 anos, adora brincar descalça no sitio de seus avós. A mãe despreocupada sempre deixa, pois acredita ser muito bom para criança entrar em contato com a terra. Quando começou a frequentar a creche, a mãe ficou feliz, pois lá cultivavam o hábito das crianças brincarem descalças na terra. Certo tempo após o início na creche, a menina apresenta um quadro de tosse discreta com pequena produção de muco, que curou-se sozinha. Passado mais um tempo, a mãe nota que a filha está com a pele amarelada. Ao levar a criança ao médico, é diagnosticado um quadro de anemia ferropriva. O tratamento da anemia mostra-se sem sucesso e a criança cada vez mais abatida. A mãe retorna ao médico e solicita outros exames, dentre eles o exame de fezes. Neste exame é detectado estruturas ovaladas contendo massa embrionária e presença de sangue nas fezes. A colonoscopia mostrou a presença de vermes adultos fixados a mucosa instestinal. E concomitantemente, realizaram um exame do solo da creche, no qual encontraram larvas filarióides. A respeito responda: a) Quem está causando a patologia na menina? Explique como chegou a esta conclusão. b) Em quais dos exames realizados seria possível identificar a espécie causadora do quadro? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
3

Olá.

A criança possuía o hábito de brincar na terra descalça, certo? Isso foi o agravante que levou a mesma ser contaminada pelo verme ancylostoma duodenale, causador da doença ancilostomíase.

Pelo histórico de abatimento e pele com icterícia, tem-se o diagnóstico da doença. O quadro de tosse representa o momento em que as larvas passaram pelo sistema respiratório (pulmões). A presença de sangue nas fezes foi ocasionada pelo alojamento das larvas no intestino, que fazem lesões nas paredes do mesmo para se alimentarem.

Para diagnosticar a doença, é necessário um exame parasitológico das fezes, onde possível observar a presença de ovos e larvas do parasita.


Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes