Biologia, perguntado por brunadallavalle, 1 ano atrás

M. F. S, 45 anos, casada, multípara, todos de partos normais, procurou a Unidade de Saúde Espera Feliz, com queixa de corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso, algumas vezes bolhoso, com odor fétido, mais acentuado após o coito e durante o período menstrual; dor nas relações sexuais pouco frequente. O profissional de saúde realizou o preventivo e encaminhou o material citopatológico para o laboratório.O citologista analisou a lamina, que apesentou a seguinte configuração:

http://slideplayer
.com.br/slide/4021505/



Considerando a situação problema, responda os seguintes questionamentos:

a) Descreva as características histológicas de uma lesão com parte da estrutura do epitélio original (epitélio escamoso) preservado.

b) Como a paciente seria orientada a cerca do resultado?

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
75

a) As características de uma lesão com parte da estrutura do epitélio original (epitélio escamoso) preservado são: um aumento da taxa mitótica, lesões displasia moderada/NIC 2 e displasia acentuada/carcinoma in situ/NIC 3.

Além de incluir lesão intraepitelial escamosa de baixo grau e coilocitose, disqueratose e anormalidades nucleares (hipercromasia e contornos nucleares irregulares).

b) A paciente deverá ser orientada acerca do resultado para encaminhamento a um profissional especializado para que dê entrada de forma adequada ao tratamento.

Bons estudos!

Respondido por rosanatelesbio
12

Resposta:

a) Mulher com possibilidade de ter vários filhos no mesmo parto, teve todos os partos normais, apresenta características de uma lesão com parte da estrutura do epitélio original (epitélio escamoso) preservado são: um aumento da taxa mitótica, lesões displasia moderada/NIC 2 e displasia acentuada/carcinoma in situ/NIC 3. O que representa O último estágio das lesões pré-malignas é a neoplasia intraepitelial grau 3, ou carcinoma in situ. Nessa fase, as células malignas ainda não têm a capacidade de invadir os tecidos e causar metástases, por estarem limitadas por uma barreira natural do órgão, chamada membrana basal. Além de incluir lesão intraepitelial escamosa de baixo grau e coilocitose, disqueratose e anormalidades nucleares (hipercromasia e contornos nucleares irregulares).

b) A paciente deve ser orientada e encaminhada a um profissional especializado no intuito de iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Perguntas interessantes