Sociologia, perguntado por Barbaralavinia8264, 1 ano atrás

m 508 a. C. foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia - que representava uma alternativa à tirania. O cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto apenas, nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos. Não havia nesse tempo partidos políticos organizados; contrariamente aos sistemas democráticos atuais, a democracia grega não se regia pela eleição dos representantes, as decisões respeitavam sim a opinião da maioria relativamente a cada assunto aberto ao debate.

São características da democracia Ateniense:

I - Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

II- A democracia e por conseguinte o exercício da cidadania foi resultado de um processo histórico específico, somente possível em razão da vida na Polis, como eram chamadas as Cidades-Estados gregas, da qual derivou o termo política,

enquanto prática de se discutir a vida coletiva e os problemas da Polis.

III – É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos não participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. Todas as afirmativas I, II e III são corretas
b. Somente a afirmativa III está correta.
c. Somente as afirmativas II e III são corretas
d. Somente a afirmativa I está correta
e. Somente as afirmativas I e II são corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

Olá!

I, II e IIi estão corretas.

Bem, apesar da Democracia Ateniense ser de grande influência para as políticas modernas, ela era excludente, ou seja, não representativa, como consequência deste fato nem toda a população experienciava aquele regime democrático.


Por isso, devemos traçar um paralelo com a democracia moderna, onde o voto deve ser facultativo, de modo que a configuração política do país se estabeleça corretamente e os direitos do cidadão sejam cumpridos com base no que ele de fato escolheu, e, não com o esforço do Estado para estabelecer regras.


Valeu!




Perguntas interessantes