LXXII
Uma reforma dramática
Nem eu, nem tu, nem ela, nem qualquer outra pessoa desta história poderia responder mais, tão certo é que o destino, como todos os dramaturgos, não anuncia as peripécias nem o desfecho. Eles chegam a seu tempo, até que o pano cai, apagam-se as luzes, e os espectadores vão dormir. Nesse gênero há porventura alguma coisa que reformar, e eu proporia, como ensaio, que as peças começassem pelo fim. Otelo mataria a si e a Desdêmona no primeiro ato, os três seguintes seriam dados à ação lenta e decrescente do ciúme, e o último ficaria só com as cenas iniciais da ameaça dos turcos, as explicações de Otelo e Desdêmona, e o bom conselho do fino Iago: “Mete dinheiro na bolsa”. Desta maneira o espectador, por um lado, acharia no teatro a charada habitual que os periódicos lhe dão, porque os últimos atos explicariam o desfecho do primeiro, espécie de conceito, e, por outro lado, ia para a cama com uma boa impressão de ternura e de amor.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro
4. (Fuvest-SP – Adaptada) No último período do capítulo LXXII, o termo ”espectador” acaba sendo sujeito de dois verbos.
a) Quais são esses verbos?
b) Classifique o predicado desses verbos.
c) Indique a transitividade desses verbos
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No último período do capítulo LXXII, o termo ”espectador” acaba sendo sujeito de dois verbos:
a) Os verbos são: vão, do verbo ir e dormir.
b) Na frase ... os espectadores vão dormir, o predicado deste verbo é classificado como predicado verbo-nominal, isto é, possui dois núcleos na frase: um nome e um verbo.
c) O verbo dormir é classificado com verbo intransitivo, não admite conjugação pronominal.
O verbo vão, vem de ir, e é classificado como transitivo indireto, sendo acompanhado de uma preposição.
Bons estudos!
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