Luz e cores simplesmente säo ondas eletromagneticas. No final do seculo
XIX, foi sistematizada uma teoria, o eletromagnetismo demonstrando que os fenomenos eletricos, magneticos e opticos são de mesma natureza. Essa teoria previua existència das ondas eletromagnéticas e obteve uma velocidade para sua propagação 300. 000 km/s. Essa é também a velocidade da luz, igualmente uma onda eletromagnética. Um elétron em movimento acelerado emite uma onda eletromagnética.
Se um eletron se mover para cima e para baixo, osCilando em torno de um ponto, seu
Campo eietrico move-e Junto. Acontece que, quando um campo eletrico varia, eie gera um campo magnetico. ASSim, toda carga em movimento, alem de gerar um campo eietrico, ambem ca um campo magneco. 1s50 0corre porque todo campo eietrico anor su vee m am elrico aável e a erar m camo manic variável, ou seja, os campos elétricos e magnéticos variáveis geram um ao outro e emitidos pela carga oscilando como uma onda eletromagnética. Essa é a "coisa detectada, por exemplo, quando vocë liga um radio ou atende a uma chamada no celular. Os eletrons do fio, ao se moverem, emitem uma onda eletromagnetica capaz de
Ser detectada pelo radio e pelo aparelho teletonico. Essas ondas eletromagneticas estão presentes todo o tempo em nosso mundo. A maoria dos equupamentos eletrnicos tem seu
Tuncionamento baseado nelas. Certamente, seu corpco esta sendo atravessado por milhares de ondas eletromagneticas neste exato momento, desde as emissoras de radio e
V ate radiaçoes de origem cosnmica. A quantidade de vezes que uma carga oscila em um segundo e o que chamamos de frequëncia. Assim, se esse eletron oscilasse 100 mil vezes (10) por segundo, vocë começaria a notar uma interferencia no radio. Ou seja, nessa requencia, ele estara emitindo uma onda de radio. Se ele aumentasse sua osCilação para l0 vezes por segundo, vocë começaria a sentir um calor emanando dele.
Isso quer dizer que, nessa frequéncia, ele estaria emitindo uma onda chamada de infravermelho. Ao chegar em 4.10 oscilações por segundo, ele emitiria uz vermelha
Ao continuar aumentando a frequëncia de oscilação, ele ina emtir amarelo, verde, azul
C, quando se aproximasse de I0 vezes por segundo, elc emitiria violeta. Dessa torma, a frequencia de vibração do elétron define a frequéncia da onda eletromagnética que ele emite, determinando propriedades fundamentais dessas ondas, como a capacidade de produzir calor, de atravessar materiais, de Ser captadas pelos nossos olhos etc. A unidade utiizada para trequencia eo hertz (z, em homenagem ao isico que geroue 0Scaa P são capazes de detectar (de 4.10 Hz a 7,5.10 Hz). A maioria das ondas eletromagnéticas é invisivel para nós: micro-ondas, ondas de rádio, infravermelho, ultravioleta, raios X, etc.
Na tabela a seguir, temos a faixa de frequëncias que nossos olhos são capazes de
Captar. AsSim, cada cor corresponde a uma onda eletromagnetica com suas trequencias caracteristicas.
O que diferencia uma cor da outra é justamente a frequéncia de sua onda eletromagnėtica. Um pouco acima do violeta, temos as ondas chamadas de ultravioleta, que nossos olhos não veem, mas nossa pele sente. E por causa do ultravioleta que nos bronzeamos. Abaixo do vermelho, temos o infravermelho, que tambėm não podemos ver, mas percebemos sua energia pelo calor que sentimos em nossa pele. ATIVIDADE
Leia o texto acima e responda as questðes no caderno:
1) Qual é a diferença entre uma luz monocromática e uma policromática?
2) O que éuma onda eletromagnética?
3) Explique como ocore a dispersão (separação da luz solar em várias cores).
4) (ENEM 2018) A figura representa um prisma óptico, constituido de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho. incide num filme para fotografia colorida, revelando très pontos. Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:
(A) Vermelha, verde, azul.
(B) Verde, vermelha, azul.
(C) Azul, verde, vermelha.
(D) Verde, azul, vermelha.
(E) Azul, vermelha, verde.
Soluções para a tarefa
1) Qual é a diferença entre uma luz monocromática e uma policromática?
- A luz monocromática é aquela composta apenas por uma cor, como por exemplo, a luz amarela, encontrada em lâmpadas de sódio, a luz azul e a luz vermelha.
- A luz policromática é formada pela combinação de duas ou mais cores monocromáticas. A luz branca que encontramos nas lâmpadas de nossas casas é um exemplo de luz policromática. Podemos decompor as luzes policromáticas por meio de um prisma.
A luz branca consiste na união de todas as cores monocromáticas.
2) O que é uma onda eletromagnética?
Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada apresenta o aspecto de onda.
3) Explique como ocorre a dispersão (separação da luz solar em várias cores).
Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores, que é denominada dispersão da luz e isso acontece em razão da diferença de incidência de refração como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.
4) (ENEM 2018) A figura representa um prisma óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho. incide num filme para fotografia colorida, revelando três pontos. Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:
(A) Vermelha, verde, azul.
(B) Verde, vermelha, azul.
(C) Azul, verde, vermelha.
(D) Verde, azul, vermelha.
(E) Azul, vermelha, verde.
Espero ter ajudado ;-;