Lutero teve um papel fundamental no processo que incentivou a leitura ao máximo de pessoas que pôde, além de expor suas considerações sobre a construção de currículos na educação. Dessa maneira, assinale a alternativa CORRETA:
A) A maneira como ele conduziu a educação não contribuiu para a construção de currículos, muito menos ajudou na formação de docentes.
B) Nesse aspecto social, Lutero não ajudou a nortear princípios curriculares e, assim, não ajudou nesse processo.
C) Sua contribuição teve incalculáveis aspectos históricos que contribuíram para a formação e crescimento da escola em termos sociais e políticos.
D) Lutero ajudou na reforma Jesuítica, porém há indícios sobre contribuições curriculares nas escolas e na parte social.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA: C
Explicação:
Resposta: C
Explicação: Lutero Lutou pela educação libertadora, não vinculada à Igreja, para que cada indivíduo pudesse, por conta própria, buscar a salvação.
"Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar"
(BARBOSA, 2007, p. 163).