lutas dos povos indigenas resumo
Soluções para a tarefa
O confronto entre os índios terenas, os latifundiários que ocupam suas terras e as forças policiais, no Mato Grosso do Sul, era previsto e foi alertado ao governo estadual e federal. Mesmo assim, nada foi feito para impedir esse conflito e a perda de vidas humanas. Morto por forças policiais, o índio Oziel Gabriel foi vítima do descaso e da ineficiência das autoridades.
Os povos indígenas estão lutando por um direito conquistado na Constituição Federal de 1988: o reconhecimento e a demarcação das terras tradicionalmente ocupada pelos seus povos. A Carta Magna, no artigo 231, incorporou essa reivindicação histórica das lutas indígenas e se mostrou sensível à necessidade de assegurar um modo de vida social aos herdeiros dessas terras.
Hoje, 13% do território nacional estão demarcados e homologados como reservas indígenas. Cerca de 98% dessas terras estão localizadas na chamada Amazônia Legal. Os que esbravejam contra a quantidade de terras constitucionalmente assegurada aos índios, esquecem, ou propositalmente ignoram, que 46% das terras agrícolas estão nas mãos de 1% dos proprietários rurais, cerca de 50 mil latifundiários. Ninguém diz, nesse caso, que “há muita terra para pouco índio”.
A tensão desse conflito tende a crescer, tanto pela inoperância do governo em cumprir o que estabelece a Constituição, quanto pela voracidade de terras do agronegócio. É alvo dos latifundiários as terras dos camponeses, as reservas indígenas e das comunidades quilombolas e de pescadores.
As lutas dos povos indígenas remontam ao imenso desrespeito dispensado a eles ainda no período colonial, fazendo emergir intensos preconceitos que falam sobre seu estilo de vida preguiçoso e incentivam sangrentas disputas de terras.
Qual é a luta dos povos indígenas?
Tendo em vista todo o prejuízo sofrido por esses povos desde o início da colonização do Brasil, os indígenas, atualmente, lutam não apenas por respeito, leis eficazes que protejam o povo ou as terras importantes para o seu bem-estar, mas também, pelo valioso significado de sua cultura, para muitos, considerada inferior.
Mais sobre as lutas dos povos indígenas: brainly.com.br/tarefa/27811396
#SPJ2