Luiza é professora e atua nos anos iniciais do ensino fundamental há mais de uma década. Dentre suas características profissionais, destaca-se sua constante busca pelo conhecimento e por manter-se atualizada quanto aos métodos, técnicas e ferramentas de trabalho. Por isso, buscou aprofundar um pouco mais seus estudos sobre neurociência, a fim de entender melhor como o cérebro funciona no processo de aprendizagem, pois considera tais saberes fundamentais para melhorar seu trabalho em sala de aula. Luiza não é uma professora autoritária e, para promover a aprendizagem significativa dos alunos, elabora seu planejamento e realiza adaptações constantes, propõe atividades práticas, tendo em vista novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Além disso, considera as individualidades dos alunos, inclusive, no que tange aos aspectos emocionais.
Elaborado pelo autor, 2022.
Com base na situação fictícia apresentada, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. É fundamental levar o aluno a compreender que o conteúdo é importante para além da sala de aula, pois a reflexão e o entendimento dos saberes voltados às vivências de cada um torna o aprendizado mais significativo.
II. Luiza acerta ao buscar o conhecimento, mantendo-se sempre atualizada. Contudo, equivoca-se ao desempenhar seu papel seu mediadora em sala de aula, tendo em vista que o aluno é o único responsável pelo seu aprendizado.
III. Ensinar os estudantes a compreenderem suas emoções é algo primordial, pois isso permitirá o desenvolvimento de diversos aspectos positivos, tais como maior atenção e participação, os quais contribuirão para o processo de ensino e aprendizagem
IV. Planejar suas aulas considerando as individualidades percebidas nos estudantes é importante, bem como rever e adaptar seu planejamento caso seja necessário, pois, para além do trabalho com os conteúdos, é fundamental que a professora saiba explorar os saberes de maneira motivadora, estimulando os estudantes a participarem, alcançando, assim, uma aprendizagem efetiva.
ra falsas:
I. Do ponto de vista da ciência psicológica, a educação pode ser entendida como algo espontâneo e inconsciente, visto que ocorre aprendizado quando os filhos se identificam com os pais, por exemplo.
II. A educação é, também, um princípio moral, ao passo que o ensino baseado na educação moral contribui para formar a comunidade para atuação ética no meio em que está inserida.
III. A educação pode ser entendida como um processo, o qual visa desenvolver capacidade física, intelectual e moral, objetivando o desenvolvimento humano.
IV. Há várias vertentes que envolvem o conceito de educar e se complementam, pois comungam de um mesmo entendimento: a educação é indispensável para o desenvolvimento do ser humano.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
V, F, V, V.
Explicação:
meu ponto de vista
Em relação a prática educacional é possível apresentar com alternativas verdadeiras, no exercício 1, a I, II, III e IV estão corretas. Já no exercício 2, é possível definir como alternativas corretas a II, III e IV.
Análise das alternativas sobre prática educacional
No exercício 1, a alternativa II pode apresentar certas divergências, porém se formos analisar o aluno é responsável por sua aprendizagem, porém o professor também é, sendo que é seu papel mediar o conhecimento e quando o professor percebe que seu aluno não esta aprendendo ele deve mudar a rota, ou seja, realizar mudanças na metodologia de ensino.
No exercício 2 a alternativa I está incorreta, pois o pai e a mãe são seres individuais, assim como o filho, que possui suas próprias características. Além disso, a educação é algo consciente, sendo que no momento em que ocorre a aprendizagem ela deve ser significativa para poder ser processada.
Quer saber mais sobre a prática educacional? https://brainly.com.br/tarefa/51267798