Lucien Febvre e Henri-Jean Martin, na obra O aparecimento do livro, analisam o papel da xilografia na multiplicação das estampas de gravuras em papel, que, segundo os autores, atuou sobretudo na multiplicação e vulgarização das imagens religiosas, dos santos etc., a nível popular: "[...] este foi o papel essencial da iconografia xilográfica, cuja necessidade se fez sentir bem antes e bem mais fortemente que a de reproduzir textos literários, teológicos ou científicos, até então manuscritos, a pedido somente de um punhado de doutores e de clérigos" (FEBVRE; MARTIN, 1992, p. 69). Com base no seu conhecimento sobre os fatores que levaram à difusão da gravura e da imprensa no século XV, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento sobre prensa era algo novo e nunca utilizado anteriormente. Teve início com a impressão de cartas de baralho.
II- As ilustrações tornaram-se uma necessidade para manter viva a memória sobre as passagens e histórias bíblicas.
III- O surgimento dos tipos móveis, formados por uma liga de chumbo e antimônio, iniciando a tipografia.
IV- Os italianos descobriram uma forma de impermeabilizar o papel com gordura animal e possibilitou a produção em série.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FEBVRE, L; MARTIN, H. J. O aparecimento do livro. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista; Hucitec, 1992, p. 69.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes