ENEM, perguntado por joaopaulorodrig90041, 2 meses atrás

Luciano, indivíduo com pele pigmentada, é casado com marcela, também com pele pigmentada. O casal tem uma filha pigmentada e um filho albino. Com base nessas informações, determine os possíveis genótipos do casal e da filha

Soluções para a tarefa

Respondido por guipcoelho
0

A filha de Luciano e Marcela que apresenta pele pigmentada pode apresentar tanto o genótipo homozigoto dominante quanto o genótipo heterozigoto para o albinismo, pois seus pais são heterozigotos, uma vez que possuem um filho albino.

Herança autossômica recessiva

Esta questão envolve princípios da Primeira Lei de Mendel e envolve uma condição que apresenta padrão de herança autossômica recessiva, que são aquelas que podem ser portadas por uma pessoa, sem que se manifeste no fenótipo.

Neste sentido, sabendo que Luciano e Marcela apresentam pigmentação normal, mas possuem um filho albino, ambos necessitam ser portadores do alelo, pois esta é a única forma do albinismo se manifestar em um dos seus filhos, pois a condição recessiva apenas se manifesta com duas cópias do alelo que a condiciona. Assim, ambos são heterozigotos.

Logo, os possíveis genótipos para seus filhos são demonstrados no quadro de Punnett:

Aa × Aa

      A  | a

A | AA | Aa

a | Aa  | aa

Observe que há uma chance de 1/4 de um filho albino para este casal. Observe também, que dentre os genótipos remanescentes, há uma probabilidade de 2/4 de genótipo heterozigoto com pigmentação normal e 1/4 de probabilidade para o genótipo homozigoto dominante, com pigmentação normal.

Assim, pode-se concluir que a filha do casal que apresenta pigmentação normal pode possuir tanto o genótipo homozigoto dominante (1/3 de probabilidade), quanto o genótipo heterozigoto (2/3 de probabilidade).

Você pode continuar estudando sobre herança autossômica recessiva aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4774926

#SPJ4

Perguntas interessantes