Português, perguntado por alinelaboratorio2014, 8 meses atrás

Luana é recém-formada em Pedagogia e foi contratada como monitora em uma creche da sua cidade. Após uma semana de trabalho observou que as crianças tinham pouco tempo para brincar livremente, pois a coordenadora da creche acredita que as crianças devam ser cuidadas e educadas durante sua permanência na instituição.

Luana, então, sugeriu à Coordenadora que na rotina diária das crianças, além das atividades programadas, fosse incluído um horário para as brincadeiras livres, pois as brincadeiras e jogos também tem uma função importante para o desenvolvimento infantil. A coordenadora, então, solicitou que Luana fizesse uma justificativa da importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, pois dessa forma, poderia convencer a Supervisão da creche, uma vez que a rotina já é pré-estabelecida pela Secretaria Municipal de Ensino.



Você, como uma pedagoga mais experiente e especialista em Educação Infantil, irá auxiliar Luana, que é sua amiga, na elaboração dessa justificativa.



Para a elaboração dessa justificativa, considere:​​​​​​

I) A faixa etária das crianças da Educação Infantil
II) As contribuições que os jogos e brincadeiras trazem ao desenvolvimento infantil e para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelalobato0
13

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

I) A criança encontra nas brincadeiras uma atividade que orienta seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de contribuir para os aspectos do desenvolvimento físico-motor e moral.

Piaget descreve a possibilidade de interação entre as crianças e o meio, além de estabelecerem relações importantes com o grupo ao qual pertencem, o que impulsiona ao desenvolvimento de sua identidade. Além disso, destaca que por meio dos jogos são realizados intercâmbios afetivos com as outras crianças e com os adultos.

Cabe ainda destacar que Piaget, ao classificar os 4 estágios de desenvolvimento, considera que para as crianças da Educação Infantil que estão nas faixas de 0 a 4 anos, o primeiro período é considerado aquele no qual a criança aperfeiçoa seus esquemas de ação ao manipular os objetos, desenvolvendo da assimilação funcional e reprodutora. Já no segundo período, ocorre o desenvolvimento das funções simbólicas, dando início à interiorização dos esquemas de representação, que surgem com a manifestação da linguagem e da formação da imagem mental, conduzindo à construção do pensamento concreto.

         

II) Como apoio ao desenvolvimento de atividades educativas, ao participarem de brincadeiras e jogos, as crianças aprendem que há regras e essas possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades que poderão ser aplicadas em outras atividades educativas.

Quanto ao desenvolvimento físico-motor, é nessa etapa do desenvolvimento que as crianças precisam de atividades para que exercitem o corpo, pois além de promover práticas contrárias ao sedentarismo, ainda promovem o autoconhecimento do corpo e das possibilidades de movimento.

Perguntas interessantes