Lopes (2020, p. 39) enfatiza que em meados de 1990 iniciou a Reforma da Educação que seguiu uma série de mudanças no Estado. “A estrutura de funcionamento da reforma do Estado e da educação caracteriza-se pela diminuição das responsabilidades sociais e transferência dessas responsabilidades ao indivíduo. Nesse processo, as políticas visam racionalizar recursos; diminuir as políticas sociais, saúde e educação [...]”.
REFERÊNCIA
LOPES, M. C. R.; CORDEIRO, S. M. N. C. Políticas educacionais e a organização da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sabendo disso, analise as afirmativas a seguir considerando o contexto da reforma da Educação:
I. As políticas públicas, especialmente, as educacionais, são tidas como aquelas que são responsáveis por preparar as habilidades individuais.
II. Na educação, portanto, o foco é direcionado às habilidades, competências e condições do ambiente produtivo.
III. O Brasil, nesse contexto, implementa políticas de ajuste para se inserir no mundo globalizado. O discurso de modernização coloca em evidência a própria educação e a necessidade de reformas, o progresso tecnológico e cinético.
IV. A educação vira alvo de mudanças que centralizam o Estado como o responsável pela oferta e qualidade da educação, por meio de financiamentos e investimentos que vão desde a infraestrutura até a formação de professores.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Resposta:
l ll lll lv estão correta
Explicação:
claudetepbi:
Marquei I,II E III. A políticas neoliberais tem como premissa a diminuição da função do Estado em educação, passa ser responsabilidade do indivíduo.
Respondido por
19
Resposta:
I,II,III e IV ESTÃO CORRETAS
Explicação:
APENAS I E II ESTÃO CORRETAS
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás