Administração, perguntado por maxwanderlife, 1 ano atrás

longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar! exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos.

Referência
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
117

Organização Pública: Caixa Econômica Federal (Empresa Pública Federal), que é um banco público.

Na Caixa Econômica Federal, o nível de burocracia é altíssimo, muito por conta da atividade econômica - serviços bancários - que a empresa realiza. Na prática, a burocracia (excesso de formalidades) é vista quando o cidadão precisa resolver algum problema relacionado à conta pessoal, aos programas sociais e aos serviços da área da habitação.

Na verdade, a instituição alega que essa burocracia acontece para proteger os seus clientes de golpes que estão ocorrendo em todo o território nacional.

Sonhe, mas trabalhe duro!

Respondido por kadijaalianca
33

Resposta:

Organização Pública:

Ponto SAC (Empresa Pública Estadual), Secretaria de Administração do Estado da Bahia – (SAEB) - Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

No Ponto SAC, o nível de burocracia é altíssimo, muito por conta dos serviços prestados que a empresa realiza. Na prática, a burocracia (excesso de formalidades, exigências de normas, regulamentos e procedimentos que devem ser seguidos para o perfeito atendimento e andamento dos serviços prestados) é vista quando o cidadão precisa resolver algum problema relacionado através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, tais como a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cadastro no banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

O principal benefício do Ponto SAC é a ampliação da oferta de serviços em todo o estado a custos mais reduzidos e facilitando o acesso das comunidades aos serviços públicos viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.

Com o Ponto SAC a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda.

Explicação:

Na verdade, a instituição alega que essa burocracia acontece para proteger os cidadãos de golpes como a falsificação de documentos que estão ocorrendo em todo o território nacional.

Perguntas interessantes