Longe, mar adentro, o navio continuava imóvel, encalhado. Eu estava molhado, sem água e sem comida. Nos bolsos, apenas uma faca, um cachimbo e um pouco de tabaco. A noite avizinhava-se. Afastada da praia, encontrei uma pequena fonte de água doce. Matei a sede. Para enganar a fome, masquei um naco de fumo. Sem abrigo, sem armas e com medo de feras selvagens, subi numa árvore para passar a noite. Consegui encaixar o corpo cansado no meio de grossos galhos, sem perigo de cair durante o sono. Adormeci logo.
DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Robinson Crusoé é um dos textos fundamentais da literatura em língua inglesa. No romance, acompanhamos a saga de um náufrago que passa décadas preso em uma ilha enfrentando as mais diversas provações. Sobre isso, analise as afirmações a seguir.
I. O romance Robinson Crusoé pode ser classificado como uma narrativa de viagem, haja vista o relato em primeira pessoa da aventura do personagem-título da obra.
II. Ao lado de “As viagens de Gulliver”, “Robinson Crusoé” figura entre os romances que abordam de maneira otimista o processo de colonização promovido pelo povo europeu.
III. A construção da identidade da personagem Robinson Crusoé busca refletir aspectos positivos da personalidade do homem europeu, como a racionalidade, a força e a bravura.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4 - I e III
Explicação:
Pág 158 - 162 material da disciplina
Resposta:
Alternativa 4: I e III, apenas.
Explicação:
PG. 158 - 162
I. O romance Robinson Crusoé pode ser classificado como uma narrativa de viagem, haja vista o relato em primeira pessoa da aventura do personagem-título da obra. CORRETA
II. Ao lado de “As viagens de Gulliver”, “Robinson Crusoé” figura entre os romances que abordam de maneira otimista o processo de colonização promovido pelo povo europeu. INCORRETA
As Viagens de Gulliver, originalmente Viagens a diversos países remotos do mundo, em quatro partes, por Lemuel Gulliver, a princípio cirurgião e mais tarde capitão de vários navios, é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift.
Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino Unido.
III. A construção da identidade da personagem Robinson Crusoé busca refletir aspectos positivos da personalidade do homem europeu, como a racionalidade, a força e a bravura. CORRETA