Logo após a descoberta do fator Rh, foi constatado que ele é responsável pela doença do recém- nascido chamada eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido). Ela é caracterizada pela destruição das hemácias do feto, que, se for acentuada, acarretará uma série de consequências. A eritroblastose fetal pode ocorrer apenas num tipo de situação: a) A mãe é Rh+ e o pai é Rh b) A mãe é Rh+ e o pai é Rh+ c) A mãe é Rh- e o pai Rh+ d) A mãe é Rh- e o pai é Rh
Soluções para a tarefa
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C. Para essa doença ocorrer, esse precisa ser o fenótipo do casal.
- Explicação :
A eritroblastose fetal, também chamada de Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), vai ocorrer por uma incompatibilidade sanguínea do fator RH da mãe com o sangue do feto, e vai ocorrer na seguinte situação :
- A mãe possui Rh-
- O pai possui Rh+
- O descendente possui Rh+
- Mas por que esses precisam ser os fenótipos ?
Pessoas que possuem uma proteína chamada de ''R'' na superfície das hemácias são consideradas Rh+, enquanto que aqueles que não possuem são consideradas Rh-. Entretanto, pessoas que não possuem essa proteína, vão produzir anticorpos contra a proteína ''R''. Dessa maneira, quando é identificado a proteína ''R'' nas hemácias do feto, os anticorpos vão fazer com que a hemácia do feto sofra a lise (destruição), daí vem o nome eritroblastose fetal, ou doença que causa a destruição das hemácias (eritrócitos) do feto.
Em suma, podemos concluir que a alternativa correta é a letra C.
Bons estudos e espero ter ajudado :)