Logo abaixo temos uma representação da polis grega. Baseado nos seus conhecimentos e nos debates realizados em sala de aula, defina como era a organização da polis, explicitando o significado de Acrópole, Ágora, Ásty e Khôra.
AJUDA URGENTE
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d09/1220b312b2f1b9dda1f87a488b6d60c6.png)
Soluções para a tarefa
Explicação:
A polis: era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Acrópole: é a parte do estado construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida. Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais os templos, e era conhecida como lugar sagrado.
Ágora: é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.
Asty: é uma palavra grega antiga que denota o espaço físico de uma cidade ou vila, especialmente em oposição ao conceito político de uma polis, que englobava todo o território e o corpo cidadão de uma cidade-estado.
Khôra: era o território da pólis fora da cidade propriamente dita.