"Locke interessou-se especialmente pelos problemas pedagógicos, escrevendo os Pensamentos sobre a Educação, Aí afirma a nossa passividade, pois nascemos todos ignorantes e recebemos tudo da experiência; mas, ao mesmo tempo, afirma a nossa parte ativa, enquanto o intelecto constrói a experiência, elaborando as ideias simples. Afirma-se que todos nascemos iguais, dotados de razão; mas, ao mesmo tempo, todos temos temperamentos diferentes, que devem ser desenvolvidos de conformidade com o temperamento de cada um. [...] A formação educacional consiste, portanto, fundamentalmente, no desenvolvimento do intelecto mediante a moral, precisamente pelo fato de que se trata de formar seres conscientes, livres, senhores de si mesmos. Por conseguinte, a educação deve ser formativa, desenvolvendo o intelecto, e não informativa, erudita, mnemônica." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 325).
O trecho acima, de Padovani e Castagnola (1996) descreve um pouco do ideal formativo de John Locke. De acordo com essa ideias, assinale a alternativa que indica sua concepção de sujeito.
Escolha uma:
a. Na concepção de Locke, é preciso que o homem se eduque para a arte do bem falar, conseguindo considerável representação política.
b. Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida.
c. Locke afirma que não há parte ativa no processo de educação.
d. De acordo com a concepção de Locke, a educação visa a formação moral, mas pode ser mnemônica ou até mesmo informativa.
e. Para Locke, o sujeito nasce bom, sendo corrompido pela sociedade.
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Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida.
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John Locke é filósofo do Empirismo e acredita que o homem é uma tábula rasa (B).
Locke, filósofo moderno inglês, foi um dos representantes da escola empirista na Modernidade e trouxe à filosofia uma nova forma de conceber o conhecimento a partir do homem.
Para Locke, o homem nasce sem conhecimento prévio de nada e estipula o homem como um ser-tábula rasa, ou seja, sem conhecimento antes dos sentidos externos.
O homem é capaz de conhecer e elaborar as ideias quando se depara com as coisas no mundo e as apreende através dos cinco sentidos.
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