Locke critica a doutrina das ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tábula rasa, o que significa dizer que: *
(A) o ser humano privilegia as verdades da razão, típicas da lógica matemática.
(B) o conhecimento é algo inato, ou seja, nasce com o homem através da sua capacidade de raciocínio.
(C) o homem por princípio era uma tábula rasa, como um papel em branco. Por isso, depende da sua razão e conclusões matemáticas para atingir as verdades reveladas.
(D) o conhecimento de verdade vem da interação entre fé e razão, só podendo o homem atingi-lo através da iluminação.
(E) o homem por princípio era uma tábula rasa, como um pedaço de cera em que não há qualquer impressão, um papel em branco. Por isso, o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta é a LETRA E: o homem por princípio era uma tábula rasa, como um pedaço de cera em que não há qualquer impressão, um papel em branco. Por isso, o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível.
De acordo com Locke, Deus conferiu aos seres humanos apenas as faculdades para que, dentro de certos limites, fôssemos capazes de adquirirmos conhecimento. Locke afirma, sendo contrário ao inatismo, que somos uma folha em branco quando nascermos, o que os empiristas chamavam de "tábula rasa". Essa folha seria então escrita conforme vamos vivemos e tendo experiência de mundo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes