Localize geograficamente em que regiões as sociedades Asteca, Maia e Inca se desenvolveram e explique por que não havia propriedade privada nessas civilizações:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
Apesar de falarmos em Descobrimento da América, quando os europeus chegaram neste continente já existiam sociedades complexas que habitavam a região.
Essas sociedades eram diversas e existiam no território americano antes da chegada de Cristóvão Colombo no século XVI.
As mais conhecidas, dentre esses grupos, são as sociedades Inca, Maia e Asteca, civilizações importantes e desenvolvidas que chocaram os conquistadores espanhóis com sua cultura, arquitetura e estrutura política e social.
As pirâmides com escadarias construídas pelos maias, as estradas dos incas e as cidades astecas são, até hoje, motivo de admiração. São as características principais desses povos que veremos aqui.
Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa
Os incas
Estima-se que os povos incas surgiram no ano 3.000 a.C, existindo até o ano 1.500 d.C.
Localização
O Império Inca estava localizado na Região dos Andes, que atualmente abriga o Equador, Peru, Chile, Bolívia e regiões próximas.
Organização política e social
Os incas estavam organizados em 4 reinos que possuíam, cada um, seu próprio governante. Entretanto, o poder soberano era mesmo o do imperador, que comandava o Império a partir da cidade-capital Cuzco. Era em Cuzco que estava localizado o maior templo do Império, em homenagem ao deus Sol.
A pirâmide social dos incas estava organizada em:
yanaconas, os escravos protetores, na base;
nobres no meio;
sacerdotes na ponta.
Eram uma sociedade estamental, marcada pela imobilidade entre os estratos sociais.
Os incas tinham como costume a utilização da chamada Mita, um imposto que o povo precisava pagar em forma de trabalho ao Estado. Quando os espanhóis chegaram na América, acabaram por incorporar a Mita no processo de colonização.
Existia escravidão entre o povo inca. Entretanto, era bem diferente daquela utilizada pelos colonizadores. Entre os incas, a escravidão acontecia como forma de punição para aqueles que não seguiam alguma regra imposta pelo Estado ou se rebelavam contra algo.
Explicação: