localize geograficamente as duas principais áreas de extração do minério de ferro e Estabeleça uma diferença entre elas
Soluções para a tarefa
Resposta:
maior concentração de minério de ferro do muno numa só área. Além disso vai tudo para exportação. Não tem transformação no Brasil. diferentemente do Quadrilátero do ferro que fica em Minas (região Sudeste)
Veja as duas regiões importantes:
1-O Quadrilátero Ferrífero é um dos distritos mais importantes do Brasil, pois é uma das principais concentrações de minérios do país por onde é retirado ouro, ferro, manganês e outros, sendo que o ferro ocupa a posição de destaque. É composto pelos municípios de Mariana, Itabira, Rio Piracicaba, Congonhas do Campo, Casa Branca e Itaúna, em Minas Gerais. A principal retirada feita no distrito é do ferro, minério mais utilizado em todo o mundo para a fabricação de aço, ferramentas, veículos, máquinas e elementos de estrutura de pontes, edifícios e outros. Face ao impacto ambiental, o distrito adota algumas medidas para não prejudicar o meio ambiente depositando novamente o solo estéril em minerais em diferentes locais, reutilizando a água gasta, impedindo a contaminação química do solo e da água, o acúmulo de resíduos químicos no solo e outros. Como o local é utilizado desde o século XVII na extração destes minérios, carrega uma triste lembrança das pessoas que antigamente passaram pela região, a água, o solo e plantas já estão desde esse período contaminados por metais pesados como conseqüência da atividade mineradora precária utilizada no passado. Hoje, o local é inspecionado por órgãos ambientais que por conhecerem a importância da extração e os riscos da mesma, monitoram todas as atividades ali exercidas para que impeça, ao máximo, mais contaminações na região. Na economia, o distrito ocupa posição importante já que é responsável por 60% do ferro e ainda 40% do ouro extraídos no país.
2-O Sistema Norte é um sistema integrado de mina, ferrovia e porto, incluindo minas a céu aberto e um complexo de processamento de minério. O Sistema Norte está localizado na região de Carajás, nos Estados do Pará e Maranhão, ao norte do Brasil (na bacia do Rio Amazonas) em terrenos públicos para os quais possuímos autorizações para extração mineral. As reservas do Sistema Norte estão entre as maiores jazidas de minério de ferro do mundo, com vida útil de mais de 21 anos em níveis de produção de 2000. Estas reservas estão divididas em duas áreas principais (norte e sul), situadas aproximadamente a 35 quilômetros de distância. As atividades de extração de minério de ferro no Sistema Norte atualmente estão sendo realizadas na faixa norte, que é dividida em quatro principais corpos de extração mineral (N4E, N4WC, N4WN e N5)