Localizado em sua maior parte na Região Norte do Brasil, esse domínioapresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Clima quentes eúmido. Podemos identificar três diferentes extratos na distribuição da vegetaçãoo Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
esse tipo de vegetação é composto por árvores altas que atingem entre 30 e 60 metros de altura, geralmente próximas, no qual favorece o agrupamento das copas, dessa forma impede a entrada de luz do sol. Sob essas árvores não se desenvolve árvores de pequeno porte e arbusto, devido à falta de luz que favorece o processo de fotossíntese indispensável para a vida dos vegetais.
Não tem as opções porém a ordem correta, referente aos biomas brasileiros, é a seguinte: 5, 1, 6, 2, 4, 3, 7.
Vamos aos dados/resoluções:
Bioma refere-se a um espaço geográfico ou unidade biológica que tem características específicas que foram definidas por critérios como o macroclima, a fitofisionomia, a altitude e o solo. São tipos de habitats, ecossistemas ou comunidades biológicas com determinado nível de homogeneidade.
Os biomas brasileiros tratam-se de regiões que englobam grandes ecossistemas, sendo compostos por uma comunidade biológica que apresenta características semelhantes. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aqui no Brasil existem seis biomas: Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Há ainda as faixas de transição.
Desenvolvendo um pouco sobre cada, encontramos que:
(5) Amazônico: Localizado em sua maior parte na Região Norte do Brasil, esse domínio apresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Clima quente e úmido. Podemos identificar três diferentes extratos na distribuição da vegetação, que são: Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
(1) Cerrado: O mesmo é formado de arbustos e árvores de médio porte que, em geral, apresentam-se bem afastados uns dos outros. Os troncos e galhos possuem um aspecto retorcido e com casca bastante grossa. As queimadas, ao contrário do que muitos imaginam, para esse tipo de domínio são de certa forma importante, pois contribuem para a reciclagem de nutrientes e, consequentemente, fazem surgir novas espécies após a passagem do fogo.
(6) Mares de Morro: Localizada ao longo do litoral brasileiro, possui morros com vertentes arredondadas. É a região brasileira onde se concentram centros urbanos, com cerca de 70% da população brasileira. Também encontramos importantes polos industriais e portuários.
(2) Caatinga: Relaciona diretamente ao clima semiárido, apresenta baixos índices pluviométricos. Essa vegetação é formada por plantas xerófilas, que são adaptadas a ambientes de clima seco e possuem a capacidade de armazenar água em seu interior. Além disso, os espinhos desses tipos de planta substituem as folhas, o que possibilita uma menor perda de água para o meio externo.
(4) Araucárias: Localizada nas áreas de altitude da Região Sul do Brasil, a vegetação está associada a uma região de clima subtropical , com temperaturas mais baixas se comparadas com as demais regiões do país. O pinheiro- do-paraná, formação vegetal predominante, é uma das árvores nativas da região.
(3) Pradarias: Conhecido por Pampa, esse domínio é composto por uma vegetação rasteira, formada por herbáceas e gramíneas. Localizado no Sul do país, em especial no estado do Rio Grande do Sul, essa região exibe relevo suavemente ondulado.
(7) Faixa de transição: São áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.
Para entender mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/26129868
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)