livro tropas e boiadas, resumo por favor !!
Soluções para a tarefa
ropas e boiadas, de Hugo de Carvalho Ramos, foi publicado pela primeira vez em 1917. A obra apresenta o universo sertanejo a partir da narrativa regionalista descrevendo de maneira poética a realidade do homem goiano, suas tradições, seus costumes, seu imaginário popular, ao mesmo tempo questionando as condições de vida dos personagens. A construção dos textos de Hugo de Carvalho Ramos privilegia a temática do mundo rural, sendo a ruralidade constitutiva de seus personagens. Pela boca dos tropeiros e dos tangerinos desfila o linguajar da região central do Brasil, carregado das nuances formatórias daquela população. Os termos são arcaicos para o início de século passado tendo em vista que o livro foi escrito no início do século XX, já resgatando termos prestes a saírem do uso cotidiano da época.
A obra é tida como a primeira formadora de uma tradição literária goiana, ainda no período do Pré-Modernismo. O livro, que mistura contos e crônicas, contribuiu para os fundamentos do regionalismo literário. O professor Heleno de Godoy, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, ressalta que Tropas e Boiadas é a única obra goiana que é referência em todos os livros de literatura brasileira. Sem esse livro, não existiria a tradição literária capaz de insuflar o surgimento da obra de Bernardo Elis e do mineiro Guimarães Rosa.
Os contos de Tropas e Boiadas retratam de forma intrínseca a vida social goiana e a natureza, recriando uma realidade verossímil, perfeita, reconhecível, mas estilizada. Com uma linguagem voltada para o conteúdo, arraigada de ideologia e crítica social. Há um trabalho com as palavras, o que faz com que a crueldade dos acontecimentos fira, choque e, às vezes, estarreça, o que acarreta um desvelamento da realidade. Desta forma, as narrativas curtas de Hugo de Carvalho Ramos centram-se no Regionalismo.