**LITERATURA**
(Tela 1ª Missa no Brasil/ Vitor Meireles)
→ O que você sabe sobre ela?
Quinhentismo Brasileiro
O Quinhentismo, fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1500, época da colonização portuguesa no Brasil (achamento do Brasil). Naquela época, não havia produção literária brasileira, mas obras no Brasil que possuíam significação para os portugueses, já que as obras eram produzidas por eles.
Contexto Histórico
Durante o século XVI, os portugueses continuaram seu processo de expansão marítima, chegando ao Brasil, consolidando Portugal como uma das maiores potências da época. Por volta de 1530, o Brasil passou a ser colonizado pelos Portugueses.
Contexto Cultural
Culturalmente, o Quinhentismo no Brasil expressa o choque entre a mentalidade européia e as novidades que o universo indígena representava para ela. Os colonizares europeus encontraram na América um desafio a sua compreensão: uma sociedade distinta da sua, uma população que andava nua, mantinha relações conjugais com distintas pessoas e cultuavam rituais antropofágicos. O contato português, indígena e africano é que marcam a miscigenação no Brasil.
Contexto Literário
Grande parte dos textos quinhentistas podem ser chamados de literatura de informação. Foram elaborados a partir de diários de bordo, roteiros de navegação e cartas à Coroa, como é o caso da “Carta” de Pedro Vaz de Caminha.
A outra parte da população colonial do século XVI pode ser chamada de literatura de formação. Ela abrange escritos de missionários da Companhia de Jesus, cuja a principal função era a conversão dos indígenas ao catolicismo.
→ Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:
(V) A literatura de informação abrangia os escritos para a formação religiosa dos índios.
(V) A carta de Caminha se propõe a informar o rei de Portugal sobre a viagem e a terra recém-descoberta.
( ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário.
(V) Segundo a “Carta”de Pero Vaz de Caminha, os portugueses foram acolhidos pelos índios.
( ) O principal objetivo da Companhia de Jesus era a busca por ouro e prata aqui no Brasil.
( ) O Pe. José de Anchieta, apesar de português, defendia os indígenas e foi o primeiro intérprete entre o Tupi e o Português.
( ) Os escritos de Anchieta abordavam temas das viagens de descobertas.
( ) O termo “quinhentismo” refere-se ao número de indígenas encontrados pelos portugueses na terra recém-descoberta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
essa eu não vou conseguir responder
Perguntas interessantes