Literatura
01. O Realismo buscou fazer uma oposição ao Romantismo, que tinha enredos e personagens idealizados. Marque a alternativa que corresponde a esta oposição.
(A) O Realismo trouxe à tona as histórias da sociedade brasileira à época, tratando assuntos sobre os relacionamentos amorosos, evidenciando os romances e as histórias de amor presentes neste período.
(B) Como resposta ao Romantismo, o Realismo faz duras críticas à idealização presente no Romantismo, porém tratava sobre os mesmos assuntos com o mesmo teor.
(C) O pano de fundo do Realismo é urbano, retratando o cenário da época, contrastando o cenário do Romantismo, que era a mata da flora brasileira.
(D) O Romantismo falava em um tom um pouco mais real. Já o Realismo, como o nome já diz, falava sobre a realidade nua e crua.
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.
__
02. Marque a alternativa que não corresponde às características do Realismo.
(A) Visão materialista da realidade.
(B) Oposição ao Romantismo.
(C) Ênfase nos problemas sociais.
(D) Verossimilhança.
(E) Nenhuma das alternativas anteriores
__
03. Marque a alternativa em que conseguimos encontrar características do Realismo.
(A) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
(B) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
(C) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
(D) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo.
(E) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.
__
04. Qual das alternativas abaixo não corresponde ao Realismo?
(A) Movimento estético que buscava fazer uma oposição ao Romantismo.
(B) Oposição ao subjetivismo e ao sentimentalismo.
(C) Intenção de fazer da arte uma representação fidedigna da realidade.
(D) Escritores privilegiaram a objetividade em suas obras, atentos à veracidade das situações cotidianas.
(E) Obras que tratavam sobre relacionamentos, idealizando as relações entre as pessoas do final do século XIX.
__
05. Em relação à poesia parnasiana, é correto afirmar:
(A) caracteriza-se como forma de evocação de sentimentos e emoções.
(B) acentua a importância da forma, concebendo a atividade poética como a habilidade no manejo do verso.
(C) revela-se no emprego de palavras de grande valor conotativo e ricas em sugestões sensoriais.
(D) faz alusões a elementos evocadores de rituais religiosos, impregnando a poesia de misticismo e espiritualidade.
(E) explora intensamente a cadeia fônica da linguagem, procurando associar a poesia à música.
__
06. A expressão "Arte pela Arte" significa criar obras que expressem:
(A) um conteúdo social, de interesse universal.
(B) a noção do progresso da sua época.
(C) uma mensagem educativa, de natureza moral.
(D) belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
(E) uma lição de cunho religioso.
__
07. Em "O triste fim de Policarpo Quaresma", vemos um personagem apaixonado pelo Brasil, em uma busca incansável pela origem da história e cultura nacional. Para ele, o correto seria:
(A) que o pobre tomasse as decisões, uma vez que naquele período o governo era ditado pelos militares e as oligarquias.
(B) que a cultura indígena fosse reconhecida como a verdadeira cultura brasileira, visto que o índio era o nativo da terra.
(C) que os militares que se rebelaram recebessem uma punição exemplar para evitar novas revoltas.
(D) Nenhuma das alternativas anteriores.
__
08. Sobre "Os Sertões" é correto afirmar:
(A) Os sertões encerra uma prosa coloquial, clara e denotativa.
(B) Os sertões aborda a Guerra de Canudos, na Bahia.
(C) Os sertões trata da Guerra do Contestado, em Alagoas.
(D) Os sertões narra a vida do Conselheiro e de Lampião.
(E) Os sertões é um livro que faz a defesa veemente da Monarquia.
__
09. Segunda Fase Modernista. Do período literário que se inicia em 1930 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que:
(A) A década de 30 é a continuação natural do Movimento de 22, acrescentando-lhe tom anárquico e a atitude aventureira.
(B) O segundo momento do Modernismo abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
(C) A década de 20 representa uma desagregação das ideias e dos temas tradicionais; e a de 30 destrói as formas ortodoxas de expressão.
(D) As propostas literárias da década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
(E) O segundo momento do Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a agitação.
__
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1)b,c
2)e
3)E
4)A,D,E
5)B,C,E
6)B
7)D
8)C,E
9)B
gleidstomlee21:
esse tema me da dor de cabeça nesse nível de conversa e resumo
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás