Lira XXIII
Num sítio ameno,
Cheio de rosas,
De brancos lírios,
Murtas viçosas,
Dos seus amores
Na companhia,
Dirceu passava
Alegre o dia
(....)
(disponível em www.jayrus.art.br/Apostilas/.../Tomas_Antonio_Gonzaga.htm Acessado em 23/08/13)
a.
O modelo de vida ideal na arte árcade, adotado pelo pintor e poeta, representa a idealização da Natureza como um espaço fiel aos princípios das convenções clássicas.
b.
Poeta e pintor acreditam que a natureza representa o ideal de vida tranquila e feliz, além de concretizar a figura do belo e restaurar o estilo dos clássicos renascentistas.
c.
Na pintura e no poema, a imagem da Natureza cria um cenário perfeito no qual poeta e pintor desejam viver, e nesse locus amoenus, encontrar uma vida de equilíbrio e harmonia, o fugere urbem longe da vida urbana e ao lado de sua amada.
d.
Nos dois textos, a temática da Natureza se apresenta como representação das emoções e sentimentos do homem. Através da individualidade do ser e o confronto entre mundo exterior e interior, os árcades ilustram os fenômenos naturais para traduzir os sentimentos humanos.
e.
A vida bucólica, a partir dos árcades, representa a natureza idealizada, sendo um lugar acolhedor, primaveril, tranquilo e agradável, onde os pastores e pastoras encontram sossego e podem desfrutar os prazeres da vida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Letra D
Explicação: Nos dois textos, a temática da natureza se apresenta como representação das emoções e sentimentos do homem
Respondido por
4
Resposta:
Letra D
Explicação: Nos dois textos, a temática da natureza se apresenta como representação das emoções e sentimentos do homem
Explicação:
Perguntas interessantes