Líquido surfactante consiste em um liquido aquoso e protéico, que reduz a tensão superficial e é coberto por uma camada monomolecular de fosfolipídios, composta especialmente por dipalmitoil fosfatidilcolina e fosfatidilglicerol, além de colesterol (lipídios neutros) e traços de outras substâncias. Sua função principal é
Evitar o colabamento dos alvéolos
Aumentar a expansão pulmonar.
Diminuir a expansão pulmonar.
Manter a bomba de sódio e potássio em funcionamento.
Melhorar sinapses dos neurônios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diminuir a expansão pulmonar.
Explicação:
O líquido surfactante, também chamado de surfactante pulmonar, consiste em uma hipofase aquosa e proteica, coberta por uma camada monomolecular de fosfolipídios, composta especialmente por dipalmitoil fosfatidilcolina e fosfatidilglicerol, além de colesterol (lipídios neutros) e traços de outras substâncias, localizados na camada extracelular dos alvéolos.
Esta substância é sintetizada pelos corpos lamelares encontrados nos pneumócitos tipo II e exerce diferentes funções, sendo a mais importante a diminuição da tensão superficial dos alvéolos, o que, consequentemente, diminui a força necessária para a inspiração, facilitando a respiração. Além disso, sem o surfactante, a tendência dos alvéolos seria colapsar durante a expiração.
A cama surfactante é constantemente renovada. As moléculas de lipoptroteínas são continuamente removidas por ambos os tipos de pneumócitos (I e II), através do mecanismo de picnose e pelos macrófagos alveolares.
Resposta:
a resposta correta ,caiu no meu teste .
A RESPOSTA CORRETA É EVITAR O COLABAMENTO DOS ALVÉOLOS.