Biologia, perguntado por FranLife, 1 ano atrás

Liquens ocorrem nos mais variados tipos de substratos, climas, altitudes e latitudes do planeta, conseguindo sobreviver em condições de vida muito diversas. São formados por organismos de diferentes reinos e, por isso, sua estrutura e atribuições também se alteram, conforme os elementos que os compõem e o ambiente em que se desenvolvem.
Considerando a classificação de Whittaker (1969), identifique os reinos que abrigam espécies integrantes de líquens e caracterize a associação, considerando o papel de cada um dos simbiontes.

Soluções para a tarefa

Respondido por MikeCnt
97

Resposta:

Os reinos integrantes do líquens são Fungi e Protista e sua interação ecológica entre eles é o mutualismo obrigatório.

Explicação:

1) A classificação dos seres:

A classificação de Whittaker leva em consideração o tipo de célula, o tipo de nutrição e a organização celular dos seres para classificá-los em 5 reinos. Ainda é a mais utilizada hoje me dia, embora outras mais recentes também sejam aceitas e estejam em uso. Os reinos são:

  • Monera: bactérias
  • Protista: protozoários e algas
  • Fungi: fungos
  • Plantae: plantas e vegetais
  • Animalia: animais

2) Mutualismo:

Dentre as interações ecológicas interespecíficas (entre espécies diferentes) possíveis, o mutualismo é uma relação em que as duas espécies se beneficiam, podendo a associação entre elas ser, ou não, obrigatório.

3) Os líquens:

São associações mutualísticas entre fungos e algas em que as algas fornecem alimento/glicose aos fungos através da fotossíntese e recebe umidade deles em troca. Se eles se separarem, ambos morrem, o fungo sem substrato e a alga desidratada.

4) Resposta à questão:

Assim sendo, os reinos integrantes do líquens são Fungi e Protista e sua interação ecológica entre eles é o mutualismo obrigatório.

Continue estudando com esta questão que trás todos os tipos de interação interespecíficas possíveis https://brainly.com.br/tarefa/24735898

Anexos:
Perguntas interessantes