Lino de Macedo et. Al (2006) ressalta que Piaget propôs quatro formas de classificação dos jogos e destaca os aspectos importantes de cada uma delas. Assinale a alternativa que faz a relação correta entre o tipo de jogo e as suas características. A. O jogo simbólico é construído nos dois primeiros anos de vida e caracterizado a partir do fazer pelo fazer, instalando-se, dessa forma, o prazer funcional que possibilitará ao sujeito poder realizar uma atividade sem valor instrumental. B. O jogo simbólicocaracteriza-se por brincadeiras de faz de conta, desenhos e histórias infantis. C. O jogo de regra oportuniza a criação e a livre construção, uma vez que a ação do sujeito é regulada para construir algo na direção do que foi planejado (mover peças que desarmem o adversário, transportar seguindo certas regras, etc. ). D. No jogo de construção, aparece a inserção do mudo social e cultural. As regras representam o limite que regula a convivência entre as pessoas. E. No jogo de regra, a criança abre a possibilidade de compreender as brincadeiras, afetiva ou cognitivamente, fantasiando e favorecendo sua adaptação a um mundo complexo
Soluções para a tarefa
O jogo simbólico fortalece a caracterização utilizadas nas brincadeiras, onde temos o faz de conta bem como os desenhos e as histórias infantis como pontos fundamentais para esse exercício. Alternativa B.
Como podemos ver os jogos simbólicos?
Os jogos simbólicos não são regidos por leis as quais as crianças sofrem punição, logo, eles atuam de outra forma, pois buscam a interação entre cada um dos indivíduos a fim de fortalecer o processo de interação e descobrimento de novas participações em relação ao jogo em si.
Por fim, a brincadeira tem um papel fundamental dentro do processo de construção do saber, atuando sob uma ótica caracterizada pela ludicidade e interação dos indivíduos.
Mais sobre a brincadeira:
https://brainly.com.br/tarefa/3988097
#SPJ4
Resposta:
b-
O jogo simbólico caracteriza-se por brincadeiras de faz de conta, desenhos e histórias infantis.
Explicação:
Jogos de exercícios são construídos nos dois primeiros anos de vida e também se manifestam ao longo da vida adulta. São caracterizados a partir do fazer pelo fazer, instalando-se, dessa forma, o prazer funcional que possibilitará ao sujeito poder realizar uma atividade sem valor instrumental. Jogos simbólicos caracterizam-se por brincadeiras de faz de conta, desenhos e histórias infantis. A criança abre a possibilidade de compreender as brincadeiras, afetiva ou cognitivamente, fantasiando e favorecendo sua adaptação a um mundo complexo. Nos jogos de regras, aparece a inserção do mudo social e cultural. As regras representam o limite que regula a convivência entre as pessoas. Por meio dessa estrutura de jogo, o sujeito pode construir, inventar normas para suas brincadeiras, descobrindo e conhecendo a si mesmo e ao outro. Os jogos de construção são uma atividade lúdica e simbólica. Esse tipo de jogo oportuniza a criação e a livre construção, uma vez que a ação do sujeito é regulada para construir algo na direção do que foi planejado, para fazer progressos intencionais na direção daquilo que se pretende alcançar (mover peças que desarmem o adversário, transportar seguindo certas regras, etc.).