Lino Coutinho, ministro do Império, foi autor do relatório, de 1831 a 1836, que mostrava o estado da educação no Brasil. Sobre esse documento, aponte o que é correto afirmar
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra E, que o relatório mostrava que apesar dos esforços e gastos do Estado no estabelecimento e ampliação do ensino elementar, existia precariedade do ensino elementar, que era devido às municipalidades.
A organização do sistema de educação no período imperial foi norteado no princípio da gratuidade, tendo em vista que a Constituição de 1824 ajudou o processo, e facilitou a implementação de medidas onde efetivassem o direito aos cidadãos de estudar.
A educação no período imperial
A educação foi transformada em um direito dos cidadãos e um dever do estado a partir da Constituição de 1824, onde houve o alinhamento com o período imperial brasileiro. Logo todos os cidadãos, por lei, passaram a ter direito sobre o acesso à educação.
Complementando a questão:
a) Baseado nos Écrits sur l’instruction publique, consistia em um levantamento minucioso sobre os recursos investidos, em cada província, na educação.
b) O ministro Lino Coutinho denuncia os bons resultados da implantação da lei de 1827, mostrando o estado do ensino elementar no país.
c) Constava no relatório de Lino Coutinho a argumentação sobre as causas do fracasso da educação pública, apontando a falta de esforços do Estado no estabelecimento e ampliação do ensino elementar.
d) Dizia o relatório que a responsabilidade pela precariedade do ensino elementar não era das municipalidades nem tampouco dos professores.
e) Dizia o relatório que, apesar dos esforços e gastos do Estado no estabelecimento e ampliação do ensino elementar, a responsabilidade pela precariedade do ensino elementar era das municipalidades.
Leia mais sobre educação no período imperial aqui: brainly.com.br/tarefa/21702970
#SPJ4