Linha do Tempo sobre a formação do território brasileiro organizando e sintetizando os principais acontecimentos e mudanças espaciais no território brasileiro entre os séculos 15 e 20
Soluções para a tarefa
Linha do Tempo sobre a formação do território brasileiro organizando e sintetizando os principais acontecimentos e mudanças espaciais no território brasileiro entre os séculos XV e XX.
A expansão territorial brasileira recebeu diversas influências das atividades econômicas. Com a chegada dos colonizadores portugueses, no século XV, iniciou-se o processo de colonização no Brasil.
No ano de 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela.
O Tratado estabelecia uma linha imaginária que cortava o Oceano Atlântico e dividia as terras localizadas a oeste do meridiano pertenciam à Espanha, enquanto as localizadas a leste, estavam em posse de Portugal.
Em 1750, com o rompimento do Tratado de Tordesilhas, foi assinado o Tratado de Madri, estabelecendo, novas fronteiras de exploração.
Em 1777 foi substituído o tratado anterior e assinado o Tratado de Ildefonso, acrescentado uma série de acordos territoriais assinados entre Espanha e Portugal.
Nos séculos XVI e XVII, no litoral do nordeste, a lavoura canavieira e a criação de gado foram as atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro e sua expansão territorial.
A partir dos séculos XVII e XVIII, ocorre a expansão territorial do Brasil a oeste do litoral. Com a diversificação das atividades econômicas da pecuária e das bandeiras paulistas, que descobriram minas de ouro e diamantes.
No século XIX, intensificou se o processo de urbanização, ocupando áreas até então vazias. A ação colonizadora no Sul do Brasil instalou colônias baseadas no sistema de apropriação de terras.
No final do século XIX, faltava ainda a efetiva ocupação do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, porções que foram ocupadas de forma mais intensa a partir da década de 60 e 70 do século XX.
Em 1910, o estado do Acre passou a fazer parte do nosso território
De 1940 até os dias atuais o país sofreu 17 alterações na configuração de suas unidades político-administrativas, com a criação e extinção de unidades.
No ano de 1977 o Mato Grosso foi fragmentado, originando o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
A Constituição de 1988, que deu origem ao estado de Tocantins, elevou os territórios federais do Amapá e Roraima à categoria de estados e anexou o território federal de Fernando de Noronha a Pernambuco.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Obrigada