LINGUAGENS E CULTURA
1 – Lê os textos: “A Linguagem Brasileira de Sinais” e “A linguagem teatral”.
2 – Sublinha as informações mais importantes do texto.
A linguagem de sinais: Libras
Um dos deveres de todos nós, adultos e crianças, é respeitar aquele que, por algum motivo, é diferente. Um exemplo são as pessoas que não podem falar nem ouvir. No Brasil, as pessoas com deficiência auditiva se comunicam por um conjunto de sinais chamado Libras: Língua Brasileira de Sinais.
Para as pessoas começarem a aprender a língua de sinais, a primeira coisa que ensinamos é o Alfabeto Manual ou Datilologia em LIBRAS. Ele é produzido por diferentes formatos das mãos que representam as letras do alfabeto escrito e é utilizado para “escrever” no ar, ou melhor, soletrar no espaço neutro, o nome de pessoas, lugares e outras palavras que ainda não possuem sinal.
3 –Faz um resumo do texto que sublinhaste (um pequeno texto, escrito com suas palavras, contendo as informações mais importantes).
Texto 2: A Linguagem Teatral
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.
A linguagem teatral pertence ao gênero dramático, e tem a dramaturgia como elemento primordial. A palavra drama origina-se do grego, que significa “ação”.
O texto teatral teve seu papel de destaque na Grécia antiga, as peças apresentadas baseavam-se nas Tragédias, uma vez que as mesmas tinham o objetivo de levar aos espectadores à catarse, isto é, à purificação da alma por meio da libertação das emoções. Os conflitos envolviam problemas de poder e honra e eram vividos por personagens representados pela classe social privilegiada.
4 –Lê e analisa as frases seguintes.
I) O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia em homenagem ao deus Dionísio.
II) O conjunto de sinais pelos quais as pessoas com deficiência auditiva se comunicam é chamado de Libras: Língua Brasileira de Sinais e possui um alfabeto escrito.
III) O teatro originou-se na Grécia a partir de costumes pagãos (não ligados à religião).
IV) O texto teatral, na Grécia antiga, tinha o objetivo de levar aos espectadores a liber-
tarem suas emoções e se livrarem das suas imperfeições.
Agora, marca com um X, a única alternativa correta.
a. ( ) Apenas a alternativa I é verdadeira.
b. ( ) São verdadeiras as alternativas I, II e III.
c. ( ) São verdadeiras as alternativas I e IV.
d. ( ) São verdadeiras as alternativas I, II e IV.
5 –Reescreve as alternativas falsas da questão anterior, tornando-as verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Explicação:
2) Irá sublinhar essas partes:
A linguagem de sinais: Libras
Um dos deveres de todos nós, adultos e crianças, é respeitar aquele que, por algum motivo, é diferente.
Para as pessoas começarem a aprender a língua de sinais, a primeira coisa que ensinamos é o Alfabeto Manual ou Datilologia em LIBRAS.
3) A Linguagem Brasileira de Sinais ( LIBRAS ), é a principal forma de contato dos surdos e mudos do Brasil, é tida por lei, ou seja, é legalizada e oficial.
Estão garantidas pelo poder público, formas institucionalizadas de apoio para o uso e a difusão da Libras como meio de comunicação nas comunidades surdas.
A Libras não é uma língua de gestos representando a língua portuguesa, e sim uma autêntica língua de nosso país.
4) Letra D
5) O teatro originou-se na Grécia a partir do costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos.