Língua Portuguesa
SIP
domu.
PRODUÇÃO ESCRITA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO DO FINAL DE UMA HISTÓRIA
O trecho abaixo trata do início de um conto de Italo Calvino denominado "O Príncipe Canário". Escreva
um final para essa história. Lembre-se que o final que você inventar precisa combinar com o trecho lido
por você.
O PRÍNCIPE CANÁRIO
Italo Calvino
Era uma vez um rei que tinha uma filha. A mãe da menina morrera e a madrasta sentia muito ciúm
da enteada; sempre falava mal dela para o rei.
A moça vivia a se desculpar e a se desesperar, porém, a madrasta tanto falou e tanto fez que o
acabou dando razão à rainha e decidiu expulsá-la de casa. Contudo, disse
admitiria que fosse maltratada.
Soluções para a tarefa
O exercício é produção de texto
A princesa foi mandada para uma casa acompanhada de algumas aias que não estavam nem aí para ela. Ficava, pois, na janela e via um cavalheiro que lhe acenava e acabaram se apaixonando. Então uma bruxa velha teve dó da princesa e deu-lhe um livro que, se folheado no sentido horário faria o cavaleiro virar canário e no sentido anti horário virar gente.
Assim foi que a princesa colocou o cavalheiro nos seus aposentos e com ele baixava à terra para andarem pela floresta. Um dia o cavalheiro lhe disse para buscar um anel na casa de uma bruxa e ela foi, acabou pegando o anel e quando vinha radiosa mostrá-lo ao cavalheiro este se engalfinhou em uma trama de arame farpado que a bruxa má havia colocado em sua frente e se feriu em demasia. A princesa virou as páginas do livro a fim dele se tornar gente, mas as feridas continuavam. Ele foi levado direto ao castelo, porque na verdade era um príncipe filho de um rei, mas não havia nada a salvá-lo e expulsou a princesa de perto dele, embora ela tenha quebrado o feitiço dele virar pássaro com o anel, dizendo que ela tramou a grade de ferro. A princesa ia cabisbaixa quando ouviu a conversa de três bruxas onde uma dizia que a resposta para a cura do príncipe estava num unguento que estava sob um ladrilho de seu quarto. A princesa correu de volta ao castelo, entrou sem lhe deixarem, invadiu o quarto do príncipe e achou o unguento que lhe passou e as feridas sararam. O príncipe maravilhado propôs-lhe casamento. Ela que não tinha uma auto estima lá tão boa e esquecendo que o mesmo príncipe lhe enxotara dali, aceitou para não ter que voltar de novo à casa e chamou seu pai para o casamento.
Quando o pai da princesa chegou e viram que também era um rei, ficaram mais felizes ainda, pois ela trazia um dote de um baú grande cheio de moedas de ouro.
E assim se deu. Como estão hoje, ninguém sabe, as notícias são proibidas no reino e lá não há celular nem para inventarem umas fake news.
Vejamos algumas considerações para produção de texto
- saiba o assunto sobre o que quer falar
- defina o tipo do texto (narrativo, argumentativo, etc)
- não esqueça as regras gramaticais
- lembre-se que o texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão
- leia bastante.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/25623898
Sucesso nos estudos!!!