Português, perguntado por igormtcontato, 10 meses atrás

Língua Portuguesa
1 - O poder nunca está localizado aqui ou ali, nunca está nas mãos de alguns, nunca é apropriado como riqueza ou bem. Cada um de nós é, no fundo, titular de um certo poder e, por isso, veicula o poder. Os poderes periféricos e moleculares não foram confiscados e absorvidos pelo Estado. Os poderes se exercem em níveis variados e em pontos diferentes da rede social e neste complexo os micropoderes existem integrados ou não ao Estado. O poder não é algo que se detém como uma coisa, como uma propriedade, que se possui ou não. Não existe de um lado os que têm o poder e de outro aqueles que se encontram dele apartados. Rigorosamente falando, o poder não existe; existem sim práticas ou relações de poder. O poder não é substancialmente identificado com um indivíduo que o possuiria; ele se torna uma maquinaria de que ninguém é titular. Logicamente nesta máquina ninguém ocupa o mesmo lugar; alguns lugares são preponderantes e permitem produzir efeitos de supremacia.
(FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.)
A partir da leitura dos trechos da obra Microfísica do poder, pode-se inferir que Michel Foucault defende que o poder
A - é um bem restrito a uma ínfima quantidade de sujeitos.
B - foi absorvido pelo Estado, inclusive o periférico e o molecular.
C - inexiste em si, senão em função de práticas ou relações que o congregam.
D - é uma máquina na qual o mesmo lugar é ocupado por todos os membros da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3

Letra C: conforme constata-se na leitura dos trechos da obra Microfísica do poder, é possível apontar que o poder inexiste em si, ele é resultado das relações e das práticas que o congregam, surge a partir das relações entre os indivíduos.

Michel Foucault em sua obra Microfísica do Poder defende que o poder não é algo que se detém como uma coisa, como uma propriedade, que se possui ou não; ele existe a partir das relações entre os indivíduos, o que existem são as práticas e suas relações.

Abraços!

Perguntas interessantes