Língua, cultura e identidade
A cultura deriva de toda uma sociedade, pois é construída pelas interações entre os povos ao longo do tempo, podendo ser estabelecida e transformada através da linguagem, pois é o processo de comunicação que atribui significados à realidade de cada grupo e de cada povo, atua na produção da identidade, valores, costumes, crenças e práticas, que constituem o modo de vida, os quais são responsáveis pelas formas de pensar, sentir e agir em relação as experiência individuais e coletivas em determinado local e período.
A linguagem e a cultura sofrem modificações com o passar do tempo pelos grupos, sendo dois aspectos importantes contribuintes, o tempo e a localidade, ao se fazer um comparativo de como as gerações de uma determinada época e a atual, consequentemente, a forma como pensavam, agiam e se falavam e como as gerações atuais pensam, agem e falam, iremos encontrar inúmeras diferenças, tanto nos significados e nas escolhas das palavras, como na criação de novas delas.
A cultura e a linguagem, altera o processo histórico, a forma como são utilizadas, pois as transformações sociais e culturais que acontecem são refletidos na linguagem e na cultura de um povo ou de um grupo social, devido a relação entre o social e a linguística, pois se a língua surge de uma necessidade social para comunicação entre os povos, é necessário que ela também se transforme.
Um exemplo possível são as variações linguísticas das diferentes regiões do Brasil, cada uma possui processos próprios de formação, marcados pela colonização e pela presença de grupos étnicos distintos em cada lugar o que culminou em diferenças cultuais e, assim, em diferenças linguísticas, caracterizadas por sotaques e dialetos próprios.
A língua possui suas diferentes formas de comunicação, podendo ser verbal e não verbal, visoespacial e visogestual, importante é respeitar a língua, a cultura e a identidade de cada grupo e de cada povo.
pão.png
Pode-se concluir que a língua e a cultura sofrem modificações pelos sujeitos envolvidos e inseridos na sociedade em que vivem, estando em um constante processo de transformação.
Reflexão baseado no texto
Considerando a explicação do texto sobre cultura, discorra sobre a cultura e a língua da Comunidade Surda brasileira. Apresente no mínimo dois argumentos e exemplos que reflitam sobre o tema.
Soluções para a tarefa
Para fazer um texto sobre A Língua da Comunidade Surda Brasileira você deve pensar nos seguintes tópicos:
Entendendo Língua, cultura e identidade:
A língua é parte da identidade de uma pessoa, afinal, a forma com que ela fala, as palavras que usa e até mesmo seu sotaque surgem a partir da língua. Dessa forma, a língua é também cultura de um povo, pois carrega palavras, sons e gestuais inerentes daquelas pessoas.
Por isso, a língua é parte da identidade e da cultura de um povo. Desse jeito, deve ser preservada e respeitada, como diz o texto. Assim, para fazer o texto sobre a comunidade surda, você deve relacionar como a Libras (língua brasileira de sinais) é importante para a comunidade surda, não só como meio de comunicação, mas como meio de identidade.
Entenda mais da comunidade surda aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52152627
#SPJ4