linfócitos atípicos no hemograma
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O linfócito atípico é um leucócito não maligno que pode ser encontrado no sangue periférico em resposta a alguns estímulos antigênicos. Nos locais de inflamação ele atua como os linfócitos normais, desempenhando um papel na resposta imune, tanto na primária quanto na auxiliar.
Ele apresenta variações nos detalhes morfológicos e nas características dos marcadores de superfície, mostrando constituir uma mistura heterogênea de tipos celulares.
Em algumas situações ele é facilmente identificado como sendo uma célula intermediária entre o linfócito e o plasmócito, oportunidade na qual pode ser denominado linfócito plasmocitóide ou plasmócito linfocitóide.
Em outras, a morfologia é variável caso a caso: o tamanho é aumentado, a forma pode mostrar periferia angulosa com aspecto recortado ou poliédrico, citoplasma abundante variando desde azul escuro até cinza pálido, com condensação da basofilia na periferia da célula e eventual microvacuolização; o núcleo de forma variada pode ter localização excêntrica, eventual imagem de nucléolo, lobulação, e cromatina fina e delicada. Estudos anteriores indicavam ser estas células tanto do tipo B quanto T. Os estudos mais recentes sugerem que estes linfócitos atípicos são linfócitos T ativados produzidos em resposta a linfócitos B infectados.
A histoquímica e a microscopia eletrônica são consistentes em demonstrar síntese de DNA nessas células.
Causas de linfócitos atípicos
Os detalhes característicos dos linfócitos atípicos são facilmente identificados ao microscópio pelo examinador experimentado, mas com a difusão do uso dos contadores eletrônicos automáticos estas células podem estar sendo sub-relatadas. Deve-se ressaltar contudo, que a presença e o número de linfócitos atípicos são informações úteis e em algumas situações vitais, pois podem orientar o diagnóstico para uma patologia particular, como é o caso da síndrome mononucleose-símile (mononucleose, citomegalovirose, HIV, herpes simples, rubéola, toxoplasmose, adenovirose e hepatite A e B).
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás