Lilian Mazurek Meyer publicou uma notícia intitulada: o lado positivo da greve dos professores. Na oportunidade, afirmou: "Entendendo a escola como ligada diretamente à sociedade, ela tem o importante papel de mediadora entre o âmbito da vida cotidiana, e não cotidiana (conhecimento erudito), ou seja, precisa ser vista a partir de uma realidade social concreta. Assim, mais crítica, favorecendo a transformação como elemento de emancipação humana digna. A escola é lugar da aproximação com a realidade, de troca de saberes e da crítica dessa realidade. O que quero dizer com isso? Quero frizar a importância de os professores e escola, em geral, analisarem o contexto do aluno, ter um olhar humano e integral sobre a realidade que cerca este aluno. Entender que atrás de algumas dificuldades que ele está enfrentando na escola tem algo mais, tem outros problemas que estão latentes. E este mesmo olhar, humano, integral e cheio de compreensão precisa ser recíproco. Os alunos precisam dar apoio aos professores, entender o processo, o porquê das reclamações dos professores, e lutar juntos pelos direitos. Entender que o baixo salário dos professores prejudica a qualidade do ensino, porque os professores precisam buscar outras fontes de renda ou esticar a carga horária da manhã à noite para poder sobreviver. Isso afeta a própria disposição, desempenho e qualificação do professor devido à exaustão". Meyer se contrapôs às ferrenhas críticas aos diversos professores que fizeram greve no ano de 2014 e 2015. Diante dessa situação sociedade x alunos x professores, pode-se dizer que o conflito pode gerar resultados positivos e negativos. Com base nisso, leia as frases abaixo. I. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal dos professores, independentemente dos alunos e da sociedade. II. O conflito é um meio de chamar a atenção para os baixos salários, para a necessidade de trabalho extra para se complementar a renda, e isso pode impactar em problemas mais sérios como disposição, desempenh
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
Apenas II e III.
Explicação:
II. O conflito é um meio de chamar a atenção para os baixos salários, para a necessidade de trabalho extra para se complementar a renda, e isso pode impactar em problemas mais sérios como disposição, desempenho e qualificação dos professores e, consequentemente, nos alunos/sociedade.
III. O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas docentes, bem como soluções criativas e inovadoras quanto às suas necessidades nesta profissão.
Resposta: Apenas II e III.
Explicação: Alertar essa categoria profissional acerca dos problemas vivenciados pode levar a melhores resultados, já que a saúde e o desempenho do trabalhador estão ameaçados, podendo culminar em um risco direto para o aluno/sociedade.