ligação iônica entre oxigênio e hidrogênio
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água, no exemplo, faz três ligações covalentes, formando a molécula H2O. O oxigênio tem 6é na última camada e precisa de 2é para ficar estável. O hidrogênio tem 1 é e precisa de mais 1é para se estabilizar.
Explicação:
ELEMENTO
COMPARTILHA
VALÊNCIA
REPRESENTAÇÃO
HIDROGÊNIO
1é
1
H –
CLORO
1é
1
Cl –
OXIGÊNIO
2é
2
– O – e O =
ENXOFRE
2é
2
– S– e S =
NITROGÊNIO
3é
3
CARBONO
4é
4
Resposta:
A ligação covalente é realizada de acordo com a diferença de eletronegatividade. Geralmente, ocorre entre um não metal e não metal, hidrogênio e não metal e hidrogênio com hidrogênio.
Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre os átomos. O hidrogênio possui um elétron na sua camada de valência. Para ficar idêntico ao gás nobre hélio com 2 elétrons na última camada. Ele precisa de mais um elétron. Então, 2 átomos de hidrogênio compartilham seus elétrons ficando estáveis:
Ex. H (Z = 1) K = 1
H – H → H2
O traço representa o par de elétrons compartilhados.
Nessa situação, tudo se passa como se cada átomo tivesse 2 elétrons em sua eletrosfera. Os elétrons pertencem ao mesmo tempo aos dois átomos, ou seja, os dois átomos compartilham os 2 elétrons. A menor porção de uma substância resultante de ligação covalente é chamada de molécula.
Então, o H2 é uma molécula ou um composto molecular. Um composto é considerado composto molecular ou molécula quando possui apenas ligações covalentes.
Explicação: