História, perguntado por maiarasantos4748, 9 meses atrás

liberalismo - principios basicos do liberalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
111

Os princípios básicos do liberalismo podem ser resumidos na defesa dos três direitos naturais de acordo com Locke: direito à propriedade, direito à vida e direito à liberdade, havendo tanto uma concepção política quanto uma concepção econômica do liberalismo.

Sendo assim, à pergunta "o que é liberalismo?" podemos dizer: uma teoria econômico-política, surgida no século XVIII e sofisticada no século XIX que se contrapõe ao modelo do Antigo Regime.

Antecedentes do Liberalismo:

O Liberalismo foi antecedido pelo Absolutismo: a forma de governo onde o Rei, e seu pequeno grupo de conselheiros, tinha plenos poderes sobre a economia e a política, havendo frequentes interferências do Estado na economia e frequentes violências do Estado contra o indivíduo.

Liberalismo Econômico:

Mais associado com a obra de Adam Smith, o liberalismo pega a defesa do princípio da liberdade (e da defesa do direito à propriedade) e o aplica à realidade econômica: um economista liberal defende que o Estado não se intrometa na economia, que os impostos devem ser ou reduzidos ou extintos e que é por meio do livre mercado que se atingirá a maior satisfação das necessidades humanas. Esta ideologia é, até hoje, muito influente no sistema capitalista de produção.

Liberalismo Político:

Mais associada com a obra de Locke, o Liberalismo político se preocupa justamente com a liberdade de expressão - que todos possam falar o que bem entenderem -, de religião - de modo que ninguém seja perseguido por sua fé - e de iniciativa - que todo mundo possa abrir os negócios que considerar adequados -, além de defender que a coerção política por meio da violência é inaceitável e que o governo só é legítimo na medida que os governados o aceitam.

Mais sobre Liberalismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/10428195

Anexos:
Respondido por Tlopes40
166

Princípios básicos do liberalismo: - Defesa da propriedade privada; - Liberdade econômica (livre mercado); - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado).

Perguntas interessantes