ENEM, perguntado por adrycjs8163, 10 meses atrás

Libâneo (1992) define didática como o ramo principal de estudo da Pedagogia. A didática cabe transformar os objetivos pedagógicos e sócio-políticos em objetivos de ensino, transformar os conteúdos e os métodos em função dos objetivos de ensino, a fim de que os alunos desenvolvam as suas capacidades mentais. Em tese, a didática é a teoria geral do ensino. Mesmo que o processo de ensino e aprendizagem possa ocorrer em diversos ambientes não formais, é na escola, ambiente formal, que os conteúdos são selecionados e são criadas as melhores condições para o processo de transmissão e assimilação. Dessa forma, a didática ocupa um papel muito relevante na prática pedagógica dos professores. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. (adaptado) De acordo com o exposto acima, explique o motivo pelo qual a didática é importante para o processo de ensino e aprendizagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

A didática representa uma série de conhecimentos técnicos da prática de ensinar, de modo que o seu domínio é fundamental para a profissionalização docente, pois um professor não é meramente uma pessoa que ensina (os pais também o fazem e não são professores), mas uma pessoa que domina técnicas de ensino que o permitem educar uma grande quantidade de alunos.

Ao dominar as técnicas da didática o professor pode escolher os conteúdos adequados para a turma, as técnicas adequadas para transmiti-lo e solucionar eventuais problemas surgidos, e inesperados, no processo de ensino e aprendizagem.

Respondido por jferreira1005
6

4)

De acordo com Libâneo (1992), as recentes modificações nos sistemas escolares e, especialmente, na área de formação de professores, configuram uma “explosão didática”. Sua ressignificação aponta para um balanço do ensino como:

Resposta:  e)    prática social.

Explicação: Resposta correta

A didática é considerada uma ciência que estuda os saberes necessários à prática docente e é um dos principais instrumentos para a formação do professor. É nela que se baseiam para adquirir os ensinamentos necessários para a prática e, de acordo com Libâneo (1992, p. 26) “a didática trata da teoria geral do ensino”. Como disciplina, é entendida como um estudo sistematizado, intencional, de investigação e de prática (LIBÂNEO, 1992). A didática, como importante área da pedagogia, procura pesquisar e estudar o fenômeno do “como ensinar”. As recentes modificações nos sistemas escolares e, especialmente, na área de formação de professores, configuram uma “explosão didática”. Sua ressignificação aponta para um balanço do ensino como prática social, ou seja, tem provocado consideráveis transformações na prática social de ensinar.

Perguntas interessantes