Pedagogia, perguntado por Michelisds, 7 meses atrás

Libâneo (1990) afirma que “devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições”. Marque a alternativa que vai ao encontro da afirmação do autor.
a)
Segundo Libâneo, defender a ideia de igualdade de oportunidades é o principal papel da escola, pois todos são iguais e merecem ser tratados dessa forma. No entanto, é importante considerar a desigualdade de condições e abordar esse tema com os alunos e professores em sala de aula, para que todos estejam cientes de que as diferenças existem e merecem ser respeitadas por todos.

b)
Segundo Libâneo, a escola, ao dar ênfase aos aspectos culturais, promove ações de igualdade social entre os alunos, fazendo com que questões como o racismo e a homossexualidade sejam abordadas abertamente, evitando com que os alunos em tais condições se sintam excluídos. Mesmo havendo uma desigualdade de condições, elas passam a ser minimizadas no coletivo, uma vez que os alunos menos favorecidos se sentem fortalecidos ao serem respeitados.

c)
Segundo Libâneo, ao dar ênfase nos aspectos culturais, a escola promove a igualdade, pois mesmo não considerando as desigualdades de condições, os alunos são respeitados a partir dessa ênfase nos aspectos culturais, com isso, sua individualidade vem em primeiro lugar e as diferenças de condições ficam em segundo plano, sem interferência na formação do aluno.

d)
Segundo Libâneo, ao dar ênfase nos aspectos culturais, a escola promove a igualdade, pois mesmo não considerando as desigualdades de condições, a escola promove ações que visam suprir essa disparidade econômica entre eles, tais como a oferta da merenda e do transporte escolar.

e)
Segundo Libâneo, defender a ideia de igualdade de oportunidades é importante, uma vez que a escola tem o papel de promover a igualdade em todos os âmbitos. No entanto, é um equívoco não considerar a desigualdade de condições, uma vez que as condições econômicas, por exemplo, permitem um maior acesso a determinadas TICs, que a falta de condições não possibilita, fazendo com que esse aluno tenha mais possibilidades que os outros.


Michelisds: letra E
Michelisds: Na Pedagogia Liberal, os estudantes se adaptam à sociedade e ao fazer social. Nesse sentido, a ideia sustentada é de que a escola deve “preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe (...)” (LIBÂNEO, 1990, p. 14).

Soluções para a tarefa

Respondido por jhenispaulo
11

Resposta:

e) Segundo Libâneo, defender a ideia de igualdade de oportunidades é importante, uma vez que a escola tem o papel de promover a igualdade em todos os âmbitos. No entanto, é um equívoco não considerar a desigualdade de condições, uma vez que as condições econômicas, por exemplo, permitem um maior acesso a determinadas TICs, que a falta de condições não possibilita, fazendo com que esse aluno tenha mais possibilidades que os outros.

Explicação:

RESPOSTA CORRETA

Na Pedagogia Liberal, os estudantes se adaptam à sociedade e ao fazer social. Nesse sentido, a ideia sustentada é de que a escola deve “preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe (...)” (LIBÂNEO, 1990, p. 14).

Perguntas interessantes