História, perguntado por joaoguilhermejo746, 11 meses atrás

Levante uma hipotese: ha indicios no texto de que a gazeta do rio de janeiro sofria censura ?


joaoguilhermejo746: Para hoje por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por al472639
143

Resposta:

1)

A) A família real veio para o Brasil para fugir da perseguição de Napoleão Bonaparte, que dominava grande parte da Europa.

B) O Rio passou a ser a sede governamental, com a elevação do Brasil de colônia para reino unido. Portanto, todos os eventos importantes e decisões partiam de lá.

C) O governo de D. João modernizou a cidade, pavimentou e alargou vias, além de construir diversas obras públicas para comportar a corte.

D) Para o Brasil significou maiores possibilidades de comércio, para a Inglaterra significou mais um monopólio.

2)  

A) resposta: ele está citando no texto objetivos que ele queria alcançar para a independência do Brasil.

B)resposta: Está excluindo o Império Francês

4)  

b)Os revolucionários portugueses de 1820 convocaram as Cortes Constituintes, que

decidiram pela volta imediata de D. João VI para Portugal.

5)

b) A independência política conservou a escravidão, a grande propriedade e a concentraçao da riqueza nas mãos de poucos.

Correto. Apesar da Independência, como visto anteriormente, os privilégios foram mantidos e utilizados pela elite para se perpetuar no poder.

6)

. a) Os autores do documento são os revolucionários de 1817 em Pernambuco.

b) Os autores dirigem-se ao povo.

c) O significado de “um governo escolhido […] entre todas as ordens do Estado” é que eles teriam eleito os líderes de várias classes sociais.

d) As razões são o liberalismo, necessidade de maior liberdade para a burguesia pernambucana e a luta contra o absolutismo português.

e) Sim, pois Pernambuco ainda possuía grande poder na época e o Brasil guardava grande potencial subutilizado.

II) Leitura e escrita em Historia

a) A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois, nas demais colônias europeias no continente, a imprensa se fazia presente desde o século XVI.

b) Transmitia a verdade de como era o estado do Brasil e informava o público das principais notícias sobre a saude dos principes da Europa.

c) Desprezo com que Hipólito da Costa se referia à Gazeta do Rio de Janeiro foi abordado por Antonio Costella, que comparou o comportamento do jornalista com ‘o que pensa o pássaro livre dos que vivem em gaiola’. Mesmo com a severa censura da época e as perseguições que sofreu, o jornal continuava circulando tanto em Portugal quanto no Brasil.

d) Futebol,Economia, Acontecimentos do dia a dia , Dicas de culinária e beleza e o principal, Notícias relacionadas a Pandemia , como por ex. : Total de pessoas já imunizadas, taxa de mortalidade entre outros.

Explicação:

Pronto falta só a pagina 135      marca como melhor resposta ;)

Respondido por heloisagoncalves745
2

Sim, no texto 1808, a imprensa chega ao Brasil, de Lilia Diniz, há indícios de que a Gazeta do Rio de Janeiro sofria censura, algo revelado pelo trecho: "Mesmo com a severa censura da época e as perseguições que sofreu, o jornal continuava circulando tanto em Portugal quanto no Brasil."

A censura praticada pela Gazeta do Rio de Janeiro

Na prática, a Gazeta do Rio de Janeiro servia apenas para fazer propaganda acerca do estilo de vida e acontecimentos nobres ocorridos com a realeza portuguesa e demais reinados dos países europeus da época, ao passo que não eram encontradas notícias que tratassem da precariedade do país e nem as possíveis ações políticas desfavoráveis e antidemocráticas tomadas por seus gestores.

A Gazeta do Rio de Janeiro chega ao Brasil com a Coroa Portuguesa, figurando como os primeiros impressos totalmente nacionais, já que publicações anteriores, como o Correio Braziliense, representavam importações diretamente da Inglaterra.

Assim, apesar da notável importância da Imprensa Régia, a propulsora da Gazeta do Rio de Janeiro, para a história do jornalismo do Brasil, é preciso analisar também seus aspectos de censura, um fato subjugado à época.

Segue um trecho do texto em estudo:

Mesmo com a severa censura da época e as perseguições que sofreu, o jornal continuava circulando tanto em Portugal quanto no Brasil. Na prática, usufruía em Londres de uma liberdade que não existia no Brasil. O panorama mudou, na visão de Costella, com o ‘Aviso’ publicado por Pedro I, em 28 de agosto de 1821, que instaura a liberdade de imprensa no país, ainda em tempo – embora pouco – de os meios de comunicação participarem do movimento pela independência.

Aprenda mais sobre a Gazeta do Rio de Janeiro: brainly.com.br/tarefa/48997178

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes