Sociologia, perguntado por mikaelly1341, 7 meses atrás

Levantamentos de índices de multas de trânsito antes e durante a pandemia no estado e no brasil..
me ajudem a fazer um resumo sobre..​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanimacedo28
1

Resposta:

Resumo

O Observatório Nacional de Segurança Viária trará, para a campanha do Movimento Maio Amarelo em 2021, a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: respeito e responsabilidade. A proposta do tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo 2021 é: RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO. É assim, pensando no outro e fazendo por todos, que se espera trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o perfil de mortalidade no Brasil apresenta uma tendência de expansão de mortes violentas e por doenças crônicas, pressionando a saúde pública por uma ampliação de suas ações para além das doenças transmissíveis. Novas epidemias emergem nesse cenário, principalmente aquelas relacionadas ao modo de viver da população, destacando-se, entre elas, as mortes violentas por acidentes de trânsito.

Em que pese o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2015 ter constado que o número de mortes por lesões no trânsito se estabilizou desde 2007, os dados apontam que, em 2013, o Brasil surgiu em terceiro lugar em número de óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), ficando atrás da China e Índia, seguido por Estados Unidos e Rússia. Porém, entre esse grupo, o Brasil apresentava a maior taxa de mortalidade, com 23,4 óbitos por 100 mil habitantes (WHO, 2015).

No Brasil, as causas externas (violências e acidentes) representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a 9 anos, passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (10 a 49 anos) e ocupa a terceira posição entre a população acima de 50 anos. A maior parte das vítimas desses acidentes do trânsito é do sexo masculino e jovens em idade produtiva. São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias.

O ano de 2020, representou um marco importante para redução dos óbitos por acidentes de trânsito, ele encerrou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009, e que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, realizada na Suécia, a ONU e a OMS propõem uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, pelo simples fato que esse objetivo não foi alcançado na última década.

No mês de maio de 2020, foram cometidas mais de 780.000 infrações de trânsito em todo Brasil, segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Um número ainda alto se levarmos em conta que o Brasil vive um momento de pandemia, causada pelo coronavírus, e que o número de veículos circulando nas vias brasileiras diminuiu. Em maio de 2019, por exemplo, foram cometidas mais de 6 milhões de infrações por condutores brasileiros. Ministério da Saúde registrou em 2019, 31.945 mortes em decorrência de ocorrências no trânsito brasileiro. Dentre estes registros, 6.018 foram de pedestres.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas em 2019 (último dado disponível), 31.945 mortes

Explicação:

Dados da Secretaria do Estado da Saúde, acesso em 26/05/2021 e Estatísticas Vidas no trânsito,acesso em 26/05/2021. Espero ter ajudado!


mikaelly1341: muito obrigado ❤
Perguntas interessantes