Levando se em consideração as possibilidades de educação para as mulheres no século XIX no Brasil, é lícito afirmar que:
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
Notabilizaram-se nas instituições de Ensino Superior. Com um registro, no período, de um número significativo de profissionais liberais mulheres em exercício.
As mulheres estiveram restritas à uma educação rudimentar, que não ultrapassava o limiar da alfabetização.
Foram numerosos os estabelecimentos escolares à disposição das mulheres, abarcando todos os níveis de ensino e integrando uma educação com peso significativo nos conteúdos científicos.
Tais possibilidades estiveram aquém daquelas abertas aos homens. Aquelas que receberam alguma educação escolar, o fizeram em meio a uma distribuição desigual pelo conjunto de mulheres. Chamou a atenção a presença da disciplina Economia Doméstica no currículo de algumas escolas femininas.
A educação feminina foi objeto primordial da política educativa das autoridades públicas de várias províncias.
Resposta. As mulheres estiveram restritas à uma educação rudimentar, que não ultrapassava o limiar da alfabetização.
A educação durante o século XIX no Brasil era marcada somente pela presença de homens, visto que as mulheres tinham a função de cuidar dos filhos e da casa, de acordo com a sociedade patriarcal.
Todavia, com o advento do feminismo, que passou a lutar por direitos iguais entre homens e mulheres, as mesmas passaram a ter mais oportunidades e puderam passar da etapa de alfabetização, o que vem se aprimorando até os dias de hoje.